Uruguaiana
Jornal de Hoje

Custo de produção aumentou 3,68%

24 Outubro 2018 18:42:00

Gabriela Barcellos

A Federação da Agricultura do Estado do Rio Grande do Sul (Farsul) divulgou o novo levantamento dos dois índices de inflação relacionados ao setor, o Índice de Inflação dos Custos de Produção (IICP) e o Índice de Inflação dos Preços Recebidos pelos Produtores Rurais (IIPR).

Os relatórios são mensalmente divulgados pela assessoria econômica da entidade e tem como objetivo contribuir com a compreensão da evolução dos custos de produção e também dos preços recebidos pelo produtor rural do Rio Grande do Sul. O IICP visa apurar a variação no custo de produção, já o IIPR apura as variações dos preços recebidos pelos produtores. Os dados são referentes ao mês de setembro.


IICP

O custo de produção, novamente, registrou aumento, de 3,68%. Mais uma vez, a alta da taxa de câmbio refletiu em custos mais elevados para o produtor, especialmente o gasto com fertilizantes.

No acumulado no ano e em 12 meses o IICP também apresentou aumento, de 10,73% e 13,95%, respectivamente. À estas variações também se atribui o efeito do câmbio nos fertilizantes, uma vez que a taxa de câmbio em agosto foi 32% maior que o mesmo mês do ano passado.


IIPR

Neste mês, o preço recebido apresentou forte alta de 5,27%, estimulado principalmente pelo maior preço da Soja e do Milho. No acumulado no ano e em 12 meses o IIPR também apresenta valorização, de 24,21% e 29,61%, respectivamente.

Comparando IICP acumulado em 12 meses com o IPCA, percebemos que ambos estão aumentando, porém, o IICP inflaciona mais que o IPCA: 13,95% ante a valorização de 4,53% do IPCA. Em relação ao IIPR, mais uma vez conseguimos perceber que não existe relação de curto prazo entre o IIPR e o IPCA Alimentos, uma vez que o primeiro está em trajetória de aumento desde março deste ano, e o outro veio a apresentar aumento pela primeira vez no ano em junho, depois de alguns meses de que

Imagens

Jn-CIDADE-selo-M&M.jpg

Copyright © 2018. Todos os direitos reservados | Suita Sistemas.