Uruguaiana
Jornal de Hoje

Farsul negocia dívidas de produtores rurais com sistema financeiro

29 Maio 2018 13:00:00

Gabriela

O endividamento dos produtores gaúchos foi tema de reunião realizada na sede da CNA, nesta quarta-feira (23/5) em Brasília. O encontro foi solicitado pela Farsul e contou com a presença do presidente do Sistema Farsul, Gedeão Pereira, do presidente da CNA, João Martins, representantes do Ministério da Fazenda, Banco Central, BNDES, BRDE, Caixa Econômica Federal, Banco do Brasil e parlamentares do Rio Grande do Sul, que discutiram alternativas para a solução dos problemas enfrentados principalmente pela cadeia orizícola no estado.

Gedeão faz uma avaliação positiva desse início de negociações. "São bastante promissoras as informações, no sentido de que iremos conseguir dar mais prazo aos produtores rurais. Principalmente para aqueles que já estão inadimplentes, na tentativa de resgata-los para o sistema financeiro. Ficou muito clara a impressão de que a pior situação para o agronegócio é a inadimplência do produtor rural. É ruim para o setor e para o sistema financeiro", explica.

As tratativas envolvem, especialmente, os arrozeiros gaúchos, mas não está descartada a inclusão de outros produtores. "Achamos que vamos incluir outros alguns outros nichos da produção. Notadamente na metade sul do Rio Grande do Sul nós tivemos problemas pontuais muito sérios, como há dois anos ocorreu o excesso de chuva com perdas na soja e neste ano situação repetida pela falta da chuva", avalia. Serão agendados encontros técnicos para ajustes das condições dessa renegociação.

Com informações da Farsul

Jn-CIDADE-selo-M&M.jpg

Copyright © 2018. Todos os direitos reservados | Suita Sistemas.