Uruguaiana
Jornal de Hoje

Taxa cambial volta a influenciar IICP e IIPR

25 Setembro 2018 15:14:00

Gabriela Barcellos

A Federação da Agricultura do Rio Grande do Sul (Farsul) divulgou os dados do Índices de Inflação dos Custos de Produção (IICP) e da Receita dos Produtores do RS do mês de agosto. O estudo é feito pela Assessoria de Economia do Sistema Farsul.

De acordo com os dados apresentados, a taxa cambial voltou a pesar nos custos de produção do agronegócio, especialmente nos preços dos fertilizantes. Agosto registrou alta de 1,22% no IICP. O levantamento também registrou um forte crescimento no Índice de Preços Recebidos pelos Produtores Rurais (IIPR), que atingiu 5,86% com influência da soja e do arroz juntamente com a variação do câmbio.

O acumulado também vem apresentando alta nos dois índices. Em 2018, o IICP registra 6,79%, enquanto nos últimos 12 meses o resultado é de 9,06%, reflexo da taxa cambial que está 25% maior do que em agosto de 2017 que impactam nos preços dos insumos. Já o IIPR demonstra valorização de 17,99% e 22,39%, respectivamente.

Na comparação com o IPCA, apesar de ambos terem alta no acumulado de 12 meses, o IICP inflaciona mais, com 9,06% contra 4,19%. Em relação ao IIPR, o descolamento do IPCA Alimentos é comprovado com o aumento dos preços recebidos pelo produtor na ascendente desde março, enquanto o segundo registrou crescimento em junho pela primeira vez no a

Jn-CIDADE-selo-M&M.jpg

Copyright © 2018. Todos os direitos reservados | Suita Sistemas.