Uruguaiana
Jornal de Hoje

Brasília preenche vagas na Morfologia da Expointer

18 Julho 2018 14:20:00

Gabriela

Às vésperas do final da temporada, a pista da Capital Federal foi responsável, mais uma vez, por apontar seus candidatos à Morfologia da Expointer 2018. Nesta sexta-feira, 13 de julho, a avaliação da 9ª Exposição Passaporte de Brasília (DF) colocou quatro fêmeas e quatro machos no caminho da decisão através do julgamento realizado por Felipe Caccia Maciel.

Com um montante de 41 animais inscritos na seletiva, a prova recebeu participação de exemplares trazidos de sete estados brasileiros, sendo a sua maioria originária do próprio Distrito Federal e do estado de Goiás. Na ponta de cada categoria a Estância de Los R's (Santa Catarina) e a Cabanha Raízes do Sul (Distrito Federal) viram seus animais puxando as filas, com as vitórias da fêmea HMR Gatinilla e do macho Jogador da Maya.

Na divisão das éguas, de onde saiu a Melhor Exemplar da Raça na Exposição, a avaliação de Maciel levou em conta, segundo suas palavras, destacar animais com boa tipicidade. E se as quatro passam aptas para buscar prêmios em Esteio, na pista do dia quem se destacou foi a colorada, concorrente da categoria Égua Adulta, HMR Gatinilla. "Optei por encontrá-la hoje mais harmônica. Uma égua que caminha muito bem, tem uma boa linha superior", descreveu o jurado.

Com 16 anos de história, a Associação de Criadores de Cavalos Crioulos do Distrito Federal (ACCCDF), responsável pela organização, chegou ao seu nono ano como sede de uma mostra que leva à Expointer. Hoje presidida pelo criador Wesley Ramirez Barreto, a entidade é composta por cerca de 30 marcas, todas eternizadas no quadro especial colocado no interior da sede do Núcleo dentro do Parque de Exposições Granja do Torto.

Além dos associados do Núcleo, expositores e cabanheiros presentes, quem viajou longe para prestigiar este momento foi a ex-presidente da ABCCC e atual integrante do Conselho Fiscal, Elisabeth Amaral Lemos. Uma presença que traz motivos bem especiais. Foi durante uma de suas gestões que a ACCCDF foi fundada, no ano de 2002. "Isso é muito importante destacar, que se hoje nos estamos aqui, foi muito fruto do apoio desta pessoa", lembrou Heitor Cheuiche Coelho, integrante do Núcleo e também o técnico credenciado à ABCCC responsável pela supervisão da prova. Confira o resultado.


Fêmeas

Melhor Exemplar da Raça e Grande Campeã

HMR Gatinilla, criador Marco Antônio Reusing e expositor Parceria de Los R's, Estância de Los R's, Mafra/SC

Reservada Grande Campeã

Legenda da Savana, criador e expositor Raul Machado de Lima, Fazenda Savana, Padre Bernardo/GO

3ª Melhor Fêmea

Natividade Gringa, criador e expositor Sylvio Gomes Ribas, Fazenda Sossego, São João da Aliança/GO

4ª Melhor Fêmea

Natividade Garbosa II, criador e expositor Sylvio Gomes Ribas, Fazenda Sossego, São João da Aliança/GO


Machos

Grande Campeão

Jogador da Maya, criador Zuleika Borges Torrealba e expositor Jucelda da Silva Pontes, Cabanha Raízes do Sul, Brasília/DF

Reservado Grande Campeão

CRK Cartucho, criador e expositor Cristian Rodrigo Klein, Crioulos Estância Hermosa, Coronel Vivida/PR

3º Melhor Macho

Divina Aliança Infinito, criador e expositor Fernando Evers, Cabanha Divina Aliança, Mafra/SC

4º Melhor Macho

Jogador da Savana, criador e expositor Raul Machado de Lima, Fazenda Savana, Padre Bernardo/GO.

Com informações da Agroeffective

Jn-CIDADE-selo-M&M.jpg

Copyright © 2018. Todos os direitos reservados | Suita Sistemas.