Uruguaiana
Jornal de Hoje

Prorrogado teste de desempenho Hereford e Braford no CP CRV Lagoa

05 Julho 2018 15:18:00

Gabriela

A notícia de que a realização do Teste de Desempenho do CP CRV Lagoa seria adiada para o início do ano que vem alegrou a direção do Conselho Deliberativo Técnico (CDT) da Associação Brasileira de Hereford e Braford (ABHB). Conforme o presidente do CDT, Aldo Tavares, isso favorecerá os criadores de Hereford e Braford na medida em que os reprodutores participantes entrarão na Prova com idade mais avançada, de sobreano.

Soma-se a isso o fato de que deverão apresentar na próxima edição certificado de qualidade atestado por um inspetor técnico credenciado pela Associação já na Estância e participação de reprodutores pré-selecionados através da avaliação realizada pelos programas de avaliação genética homologados pela Entidade: PampaPlus, Promebo e Conexão Delta G.

"Isso não só irá aumentar competição do teste, como irá garantir uma maior qualidade do plantel participante, garantindo a identificação de animais realmente superiores, o que dá mais segurança para todos nós, já que os animais vão chegar para a prova com certificação individual de seleção por técnico credenciado pela ABHB, além da chancela dos programas genéticos homologados".

Conforme Cesar Franzon, Gerente Executivo de Inovação e Rebanho CRV Lagoa, o teste será realizado em fevereiro de 2019. Nesta época, os animais chegarão a Sertãozinho, no interior de São Paulo, com 13 a 14 meses, notícia que motivou a preferência dos próprios pecuaristas.

"Isso irá acontecer com outras raças também. Hoje estamos com uma infraestrutura totalmente nova, que nos permite atender o ano inteiro. A nova sede do Centro de Performance tem um moderno confinamento, totalmente planejado para atender as necessidades da prova durante o ano todo, com foco no bem-estar animal e conforto". Graças a essa nova estrutura, reforça ele, será possível trabalhar em época de chuva, ou seja, nos meses de janeiro, fevereiro, março e abril, que eu não conseguia antes.

Além do mais, explica, em 2018 a ABHB fez algumas exigências para a Prova. "Já temos uma regra de que o animal precisa ser PO ou registrado na Associação como animal puro. A ABHB solicitou que o registro fosse individual, o que pegou alguns criadores despreparados. Eles tinham a intenção de trazer os animais mas não estavam com eles prontos para participarem", disse ele.

Franzon também fez questão de agradecer todo o apoio prestado pela equipe técnica da ABHB, em especial aos membros da diretoria Eduardo Soares, Aldo Tavares e Celina Maciel, "pois realmente se preocuparam em fazer o melhor para os criadores", disse ele ao lembrar que em 2017, o teste de desempenho foi realizado apenas com a raça Braford. "Mas neste ano será diferente, queremos que venham as duas raças".

Além do mais, disse ele, o criador que traz animal para São Paulo não pode ter despesa de frete com o retorno desses exemplares. "Nosso objetivo é garantir a venda de todos os animais que vierem participar da prova. Isso é algo que iremos trabalhar mais e, mostrar essa oferta para o criador, para que os animais que subam para São Paulo sejam vendidos em nosso leilão".

Conforme a diretora de marketing da ABHB, Celina Maciel, o lançamento do teste será feito durante a 41ª Expointer, quando será assinado o contrato entre a ABHB e a CRV Lagoa.

Serão aceitos reprodutores com data de nascimento entre 1º de agosto a 31 de outubro de 2017. Entre os pré-requisitos, na raça Hereford, animais PO e PC, e na raça Braford, animais registrados, ambos com registro individual feito por Inspetor Técnico Credenciado pela ABHB.


Sobre o Teste

A participação no teste possibilita ao pecuarista ter avaliação genética de seus animais com aval da CRV Lagoa, além de identificar os melhores indivíduos do rebanho, também comparando com os de outros criatórios. Disponibiliza confinamento moderno, equipado com cochos InterGado e GrowSafe, além da possibilidade de ter animais contratados para comercializar sêmen pela Central; e, claro, o leilão dos animais classificados Top 30% ao final da prova.

Tem por objetivo, como na Prova de Avaliação a Campo, mostrar as qualidades das raças Hereford e Braford dos criatórios participantes, avaliando além de peso e ganho médio diário, características como perímetro escrotal, qualidade de carcaça, avaliação por ultrassonografia (AOL - Área de Olho de Lombo, EGS - Espessura de Gordura Subcutânea e MARM - Marmoreio) e avaliação por escores visuais (conformação, precocidade, musculosidade, umbigo e temperamento) a fim de ranquear os reprodutores através de um índice que premia o animal mais balanceado para as características de interesse econômico para a pecuária de corte.

Mais informações podem ser obtidas no site crvlagoa.com.br, através do e-mail cp@crvlagoa.com.br ou pelo telefone (16) 2105-22

Jn-CIDADE-selo-M&M.jpg

Copyright © 2018. Todos os direitos reservados | Suita Sistemas.