Uruguaiana
Jornal de Hoje

PampaPlus comemora aumento no número de criatórios participantes

10 Julho 2018 12:15:00

Gabriela

O Programa oficial de Avaliação Genética das raças Hereford e Braford, PampaPlus, desenvolvido pela Associação Brasileira de Hereford e Braford (ABHB) em parceria com a Embrapa Gado de Corte e Embrapa Pecuária Sul, encerra o primeiro semestre de 2018 com muitos motivos para comemorar. Isso porque sete propriedades aderiram ao programa entre janeiro e junho deste ano, totalizando 67 criatórios participantes.

Criado em 2008, o programa superou uma década de existência avaliando somente animais Hereford e Braford de sócios da ABHB. Através dos técnicos credenciados, são feitas visitas às propriedades, com avaliações dos animais. Com os dados colhidos, as informações passam a ser processadas pela Embrapa, que além de possuir as ferramentas e os softwares adequados, conta também com o maior banco de dados de melhoramento bovino do mundo. Por meio do portal PampaPlus Net, cada propriedade possui um ambiente próprio on-line, o que possibilita ao produtor acessar os dados dos seus animais.

Uma das propriedades que aderiu recentemente ao PampaPlus foi a Estância Coxilha, localizada em Dom Pedrito, do sócio e criador José Antônio Wortmann. O produtor, que participou da 10ª edição do Curso Internacional de Melhoramento Genético, realizado em maio deste ano em Santa Maria, conta que escolheu o programa em busca de um ajuste fino. ''Nosso trabalho de seleção já era desenvolvido desde a década de 80, mas precisava da chancela da ABHB e dos critérios técnicos'', afirma.

A Agropecuária Nova Aurora, de Uruguaiana, também passou a utilizar o PampaPlus recentemente. José Brandi Sastre, responsável pela Nova Aurora, elenca os benefícios: a padronização do rebanho, o melhoramento genético e a dupla marca que os animais classificados como Top 30% recebem, o que acaba valorizando o plantel. Sastre ainda destaca o reconhecimento do programa. ''Conhecemos outros criadores que participam e sabíamos das vantagens e dos resultados''.

Já para a médica veterinária Thais Pires Lopa, Coordenadora do PampaPlus pela ABHB, o grande número de adesões se deve ao trabalho do PampaPlus, consolidado junto ao crescimento das raças. "Através do nosso lema de democratizar o conhecimento, que antes estava na mão de poucos, conseguimos orientar quanto à correta interpretação e aplicação efetiva dos conceitos de seleção e melhoramento genético dentro da propriedade, facilitando o entendimento da metodologia aplicada para estimar os dados genéticos dos animais e como isso pode somar forças com o olho treinado do criador para melhorar a eficiência e o padrão do rebanho", disse ela ao ressaltar a importância da Embrapa neste processo. "Creio que isso, somado à dedicação da Embrapa em nos auxiliar, foi fundamental para o crescimento das adesões. Além disso, o cliente comprador de genética HB, seja para uso comercial como cruzamento ou para plantel, está mais atento aos dados genéticos e sabedor do efeito positivo que causa nas próximas gerações.

Imagens

Jn-CIDADE-selo-M&M.jpg

Copyright © 2018. Todos os direitos reservados | Suita Sistemas.