Uruguaiana
Jornal de Hoje

Alunos de projeto desenvolvem curtas-metragens no final de semana

28 Março 2019 16:45:00

Foto: Curta Literatura

Os 67 integrantes do projeto "Curta Literatura" vão desenvolver nos dias 29, 30 e 31, em Uruguaiana, curtas-metragens a partir do conto "Melancia Coco Verde" de Simões Lopes Neto. Serão dois grupos produzindo dois curtas. As equipes não terão contato uma com a outra, para que se observe, ao final da atividade, qual a interpretação de cada uma sobre o mesmo conto.

A primeira etapa do projeto aconteceu nos dias 15, 16 e 17 de março, com oficinas de produção, cinema e literatura. Agora, os componentes vão colocar em prática os ensinamentos recebidos.

A oficina de literatura foi ministrada pelo doutor em Letras e professor da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), poeta, compositor e cantor Carlos Augusto Bonifácio Leite (Guto Leite). Já a oficina de cinema foi ministrada pelo professor, diretor e produtor gaúcho Rodrigo Castelhano. Entre uma oficina e outra, o produtor cultural Cleverson Ferreira propôs um bate-papo sobre o mercado cultural, de modo geral, e sobre a importância de fortalecer os agentes que promovem a cultura em nossa sociedade.

O projeto "Curta Literatura" nasceu com a proposta de aproximar o público consumidor do fazer artístico, permitindo ao público sair da condição de mero consumidor, passando a se interessar também pela problematização da narrativa. A provocação fica ainda mais audaciosa quando a proposta permite transformar a arte literária em filme.

O projeto é uma iniciativa do produtor cultural Cleverson Ferreira com a correalização do Sesc Uruguaiana e financiamento da Secretaria de Estado da Cultura do Rio Grande do Sul.

Imagens

Jn-CIDADE-selo-M&M.jpg

Copyright © 2018. Todos os direitos reservados | Suita Sistemas.