Uruguaiana
Jornal de Hoje

GERAL

Congresso Adjori/RS reúne 80 jornais no litoral norte

26 Setembro 2018 13:20:00

O evento reuniu mais de 80 jornais da região Sul, e recebeu uma representação de Sergipe.

Larissa

Aconteceu de 21 a 23/9, em Torres, o 55º Congresso de Jornais promovido pela Associação dos Jornais do Interior do Rio Grande do Sul (Adjori/RS). O evento reuniu mais de 80 jornais da região Sul, e recebeu uma representação de Sergipe. A solenidade de abertura, que foi conduzida pelo presidente da Adjori/RS, Renato César de Carvalho e contou com a participação de demais convidados.


Posses

O presidente da Adjori/Brasil, Elísio Siqueira, deu posse a posse à nova diretoria da Adjori/RS, e aos conselhos Fiscal e de Ética, todos com mandatos até 2020.

O presidente da Associação é Renato Cesar de Carvalho, do jornal O Semanário; o 1º vice, Jair Francisco de Souza, do jornal Estação; o 2º vice, Hélio Rubem Corrêa da Silva, do Bom Dia; 1º secretário, Nei Ballverdú, do Gazeta dos Pampas; 2º secretário, Jorge Elemar Bruxel, do O Farroupilha; 1º tesoureiro, Júlio César da Silva, do O Imigrante e o 2º tesoureiro, Luís Carlos Medeiros Machado do veículo A Palavra.


Trabalhos

No sábado, 22/9, Miguel Ângelo Gobbi, presidente da Adjori/SC, deu início aos trabalhos técnicos, quando abordou o futuro do jornal impresso, destacando o impacto das novas tecnologias no setor. Logo após o juiz Eugênio Couto Terra, do Tribunal de Justiça do Rio Grande do Sul, falou sobre responsabilidade civil dos jornais. Ainda no sábado, um workshop sobre convergência digital - novas tecnologias e a incorporação do jornal online, complementou a palestra de Gobbi em um trabalho conduzido por Eduardo Tirapelle, da MSWI Informática, e Gilberto Pacheco, da MW Way Network. A jornada foi concluída com João Lemes, do Expresso Ilustrado, abordando "a vida fora das redes sociais".


Prêmio Adjori

A noite de sábado foi reservada para a revelação do 1º Prêmio Adjori de Jornalismo, que apreciou 48 trabalhos produzidos no ano de 2016, e concorreram nas categorias Apresentação Gráfica, Coluna, Editorial, Reportagem, Fotografia, Caderno Temático, Anúncio, e o Conjunto da obra apresentada recebeu os troféus Ouro, Prata e Bronze. O julgamento coube a Associação Rio Grandense de Imprensa (ARI), em conjunto com a Faculdade de Comunicação, Artes e Desing - Famecos, da PUC/RS. O presidente da ARI, Luiz Adolfo, disse que a qualidade dos trabalhos apresentados impressionou a comissão julgadora.

O Troféu Ouro foi o Jornal A Gazeta, de Campo Bom, que foi primeiro lugar em Apresentação Gráfica e Coluna, segundo lugar em Editorial, e terceiro lugar em Reportagem, Fotografia e Caderno Temático. O troféu Prata foi para a Folha Espumosense, que venceu na categoria Editorial, e 3º lugar em outras duas. O Bronze ficou com o jornal Expresso Ilustrado, de Santiago, que faturou 3 segundos lugares, em Apresentação Gráfica, Reportagem e Anúncio. A melhor Reportagem foi do jornal O Estafeta, de Veranópolis; o melhor Caderno Temático ficou com O Informativo do Vale, de Lajeado; e O Celeiro, de Santo Augusto, foi o melhor em Fotografia. Também foram premiados os jornais A Folha, de Santiago, na categoria Coluna; e O Alto Uruguai, de Frederico Westphalen, na categoria Caderno Temático.


Encerramento

A manhã de domingo, 23/9, foi reservada ao debate de questões comuns aos jornais impressos, como administração e finanças, políticas comerciais para assinaturas e publicidade, produtos editoriais, publicidade legal, e experiências. O encerramento coube ao cirurgião dentista, escritor e palestrante Maurício Souto, com o tema "Seja um mestre do seu destino".

Imagens

Jn-CIDADE-selo-M&M.jpg

Copyright © 2018. Todos os direitos reservados | Suita Sistemas.