Uruguaiana
Jornal de Hoje

Projeto Gerações de Mão em Mão

Uruguaianenses lançam campanha para ajudar crianças e idosos

02 Maio 2019 00:00:00

Foto: Divulgação

A campanha "Gerações - de mão em mão" tem como objetivo ajudar, por meio da economia criativa, idosos e crianças visando uma melhor qualidade de vida para esse pessoal que reside em um asilo e em uma creche de Uruguaiana. O principal recurso, além do uso do Catarse (plataforma de financiamento coletivo do Brasil - acesse o site www.catarse.me) é o lançamento de um livro com ilustrações, versos e crônicas dos autores. Todos uruguaianenses.

O projeto "Gerações - de mão em mão" é uma coletânea de 16 ilustrações do uruguaianense designer gráfico e artista plástico Paulo Azevedo, que abordam o tema "mãos" a partir de registros fotográficos das mãos dos idosos e das crianças usando a técnica lowpoly.

Cada ilustração é acompanhada de um verso inédito de autoria do poeta, compositor, escritor, artista plástico e professor de História, Silvio Aymone Genro. As imagens serão encartadas no formato de livro que possibilitarão ao leitor destacar qualquer uma delas para enquadrar, presentear, enfim, proporcionar a percepção, reflexão e a cognição de nossas responsabilidades sociais.

Este gostoso recheio literário virá acompanhado estrategicamente de quatro crônicas abordando o mesmo tema "mãos". Os textos inéditos são de autoria da jornalista, produtora cultural, escritora e cronista, Valéria Surreaux.

Com o sucesso da campanha no Catarse, está previsto que em torno de 25% da arrecadação será transformada em melhorias para o Lar da Velhice São Vicente de Paulo e para a Casa do Serviço de Acolhimento para Crianças e Adolescentes, ambas entidades de Uruguaiana. Serão melhorias conforme as necessidades mais urgentes, com implementação de mão de obra e/ou materiais. O restante será destinado para a produção e idealização do projeto.

Mas para um toque final, está prevista uma exposição das obras (16 ilustrações) na Biblioteca Pública de Uruguaiana, juntamente com a disponibilidade de 16 livros. Com isso, parte da venda de ambos, ilustrações e livros, também será revertida para melhorias das entidades já citadas.

Quem não tiver como apoiar comprando as recompensas, pode ajudar compartilhando o projeto nas redes sociais informando a campanha para amigos.

FICHA TÉCNICA

Título: Gerações - quando a criação gera ações

Autores: Paulo Azevedo / Valéria Surreaux / Silvio Genro

Número de páginas: 25

Dimensões: 28,5cm de largura x 27cm de altura

Impressão: 1 cor

Capa: cartonada

Miolo: papel couchê 170g

Impressão: 1 cor

SOBRE OS AUTORES

Paulo Azevedo

Designer gráfico e artista plástico uruguaianense com formação pela FEEVALE de Novo Hamburgo/RS desde 1989; possui Especialização em Branding e Marketing pela Anhanguera da Campo Grande/MS desde 2014. Conta no currículo com diversas premiações nacionais e internacionais. Criador do Caderno Fronteira Oeste & Pampa que circula há 13 anos encartado no jornal Zero Hora na região da fronteira oeste e pampa do RS. Presta serviços em design gráfico, branding, marketing, arte, diagramação e ilustração. (pazevedo2010@gmail.com) (facebook.com/azevedo.dbm) (geracoes2019@gmail.com)

Valéria Surreaux

Jornalista uruguaianense, produtora cultural, escritora, autora dos livros Contos e Causos em Uruguaianês, Expressão da Terra e Santo de Casa. Colunista de jornais locais, sites, blogs e do Caderno Fronteira Oeste & Pampa com circulação no jornal Zero Hora para região da fronteira oeste e pampa do RS. Membro da Academia Uruguaianense de Letras e ministrante da Oficina de Criação Literária. (valsurreaux@gmail.com)

Silvio Genro

Natural de Uruguaiana. Poeta, compositor, escritor e artista plástico. Professor de Estudos Sociais com Licenciatura Plena em História. Premiado em diversos Festivais Nativistas do Rio Grande do Sul, entre eles com a "Calhandra de Ouro" na 25ª e 40ª Califórnia da Canção Nativa do Rio Grande do Sul em Uruguaiana. Como escritor, é autor dos livros, "O Seresteiro" (Contos) e "Manual dos Amantes" (Poemas). Como compositor, gravou os CD's "SILVIO GENRO - Causos & Canções", "VIOLINHA" E "SILVIO GENRO - 40 Anos de Nativismo". (silvio_genro@yahoo.com.br)


Jn-CIDADE-selo-M&M.jpg

Copyright © 2018. Todos os direitos reservados | Suita Sistemas.