Uruguaiana
Jornal de Hoje

Ferro Carril e Uruguaiana recebem homenagem do Governo do Estado

28 Maio 2018 10:03:00

Larissa

O quase centenário Palácio Piratini, que completou 97 anos na semana passada, teve uma tarde de "o mais jovem da turma" na última segunda-feira, 21/5. A sede do Poder Executivo do Rio Grande do Sul foi palco para uma homenagem a 36 clubes gaúchos de futebol que já passaram dos cem anos de história. O mais antigo do Estado e do país é o Sport Club Rio Grande, fundado em 19 de julho de 1900 e que, por isso, tem o apelido de "vovô". Entre os clubes de todos os cantos do Estado, dois uruguaianenses: o Ferro Carril (102 anos) e o Uruguaiana (106 anos).

O governador José Ivo Sartori e o secretário da Cultura, Turismo, Esporte e Lazer, Victor Hugo, entregaram uma salva de prata (tradicional ornamento em formato de bandeja) para os presidentes e representantes dos times centenários.

Sartori destacou o protagonismo do futebol gaúcho. "Nosso povo tem a característica de ser pioneiro. O Rio Grande do Sul é o estado, fora da Região Sudeste, com mais conquistas nacionais. São doze títulos, entre Campeonato Brasileiro e Copa do Brasil. E, desde 2006, a Seleção Brasileira vem sendo treinada por gaúchos: Dunga, Mano Menezes, Luiz Felipe Scolari e, agora, o Tite".

O governador também citou a força do clássico GreNal e a importância dos clubes do interior: "São torcidas apaixonadas, que se identificam com os times. Sabemos que muitos de vocês fazem um trabalho social muito bonito. Por isso, fizemos questão de estender o patrocínio do Banrisul às cidades do interior. Porque o futebol e o esporte unem e precisam de incentivo", afirmou.

Entre os 36 clubes centenários, apenas um não está mais em atividade, e oito disputam as quatro principais divisões nacionais do esporte (séries A, B, C e D): Brasil de Pelotas, Caxias, Grêmio, Internacional, Juventude, Novo Hamburgo, São José-RS e Ypiranga de Erechim.

Quem representou o Esporte Clube Uruguaiana na homenagem foi Ajax Barcellos, que depois fez uma entrega simbólica a Elida Farias, esposa do saudoso presidente do conselho e ex-presidente do clube, Otto Pires. O Ferro Carril foi representado por Joao Batista da Rosa.

O Esporte Clube Uruguaiana foi fundado no dia 19/5/1912, e o Esporte Clube Ferro Carril no dia 1º/3/1916.

Imagens

Jn-CIDADE-selo-M&M.jpg

Copyright © 2018. Todos os direitos reservados | Suita Sistemas.