URUGUAIANA JN PREVISÃO

Uruguaianenses participam 'em peso' da 36ª Maratona Internacional de Porto Alegre

Larissa Vargas
Foto: Divulgação
Conexão Escola de Corrida

O CIDADE contabilizou 41 uruguaianenses nas ruas da capital gaúcha no último domingo, 2/6. Os conterrâneos participaram da rústica de 7,5 km, meia maratona (21.097 km) e Maratona Internacional de Porto Alegre (42.195 km).

Com dez mil inscritos, a 36ª edição da Maratona Internacional de Porto Alegre, teve largada e chegada em frente ao Jockey Club, no Bairro Cristal, e reuniu atletas de 12 países.

Pódio uruguaianense

Em meio a milhares de participantes, teve uruguaianense que conquistou pódio. Jean da Silva Carvalho, que tem apenas 23 anos e corre desde os oito, subiu no degrau de quinto lugar da categoria dos 20 a 24 anos, com o tempo de três horas, nove minutos e três segundos.

A maratona de POA foi a segunda na carreira do uruguaianense, que concedeu entrevista a nossa reportagem ontem à tarde. "Fui para a prova na tentativa e motivação de quebrar a tão esperada barreira sub 3h. No decorrer da prova estava tudo sob controle até o km 28, onde pude perceber as pernas já não responderem como previsto. Dali em diante reduzi o pace para poder chegar dentro da estimativa, no entanto não foi suficiente as tão temidas cãibras tomaram conta perto da reta final, pós 33km de prova", revelou. "Foram sucessivas paradas, caminhando, correndo, puxando as pontas dos pés na tentativa de reduzir as dores, as pernas travavam em certos momentos", acrescentou.

Para Carvalho, foi uma experiência única, como definiu. "Após chegar e ver o nome na lista do pódio em minha categoria vi todos os esforços serem recompensados. Havia me preparado e treinado para chegar com tudo, mas o imprevisível e o corpo podem falar mais alto sim. Fica a vontade de ir mais longe. Como profissional de Educação Física desejo e incentivo as pessoas a praticar algum esporte seja por lazer ou por questões de performance, buscar e acreditar, é possível", ressaltou.

O atleta ainda destacou a estrutura e organização da prova, que segundo ele, foram impecáveis. "Todo o público ao redor e dentro da prova incentivando e apoiando os atletas. Muitas pessoas do bem", completou.

A primeira vez na maratona

Já Eliziane Marasca Noro, de 49 anos, corredora há cinco, fez sua estreia em maratona e explicou o que levou a se desafiar em percursos longos. "Quando comecei a correr era apenas para ter uma atividade física, já que trabalho o dia inteiro e costumava frequentar academias ou coisas do gênero. Com o tempo, graças aos amigos de grupos de corridas, que foram me incentivando, comecei a correr com mais frequência e passei a melhorar meus tempos de percurso", explicou. "Também passei a participar de provas locais. No início apenas participava e ficava contente em chegar. Aos poucos meu desempenho melhorou e comecei a competir mais sério. Na sequência, vieram os pódios. Os desafios foram aumentando. As cobranças dos outros e de mim mesma sobre meu desempenho começou a aumentar. Passei a fazer atividades correlatas, como acompanhamento fisioterapeuta e de profissionais de educação física. A alimentação e hábitos pessoais também mudaram, visando uma performance melhor", acrescentou.

A uruguaianense iniciou neste ano a preparação para os 42 quilômetros. "Vários amigos que passaram a correr maratonas me incentivaram a participar também. Diante desse novo desafio, começamos um trabalho no início de 2019, visando essa Maratona Internacional de POA. Os resultados foram ótimos, consegui terminar a prova abaixo do tempo proposto", completou. "O sentimento ao final é de dever cumprido, de realização, que vale a pena buscar algo com vontade, pois os resultados chegam. Agradeço às pessoas q me incentivaram nessa preparação, em especial meu marido e meus filhos que sempre acreditaram e confiaram em mim. Dedico a eles essa Maratona", finalizou.

Eliziane concluiu a prova em três horas, 57 minutos e 16 segundos.





*** Tabela dos 42k atualizada em 04/05/2019 

Imagens

Sobre nós:

Credibilidade na informação regional e a força de um dos precursores da informação em Uruguaiana. Você também está convidado para fazer parte dessa história.

Telefone: (55) 3402-2782
Endereço: R. Duque de Caxias, 2247 - Centro, Uruguaiana - RS, 97500-181