Uruguaiana
Jornal de Hoje

Uruguaianense divulga nota de repúdio sobre datas das quartas de final

16 Outubro 2018 10:40:00

Gabriela

A Associação Esportiva Uruguaianense (AEU) divulgou nota de repúdio no último domingo, 14/10, sobre fatos que vem ocorrendo com a sua participação na Liga Gaúcha de Futsal - Série Ouro 2018, no que diz a respeito da marcação das datas dos confrontos de quartas de final do campeonato, na qual o adversário será a equipe do América de Tapera.

A nota diz que há algumas semanas, "quando já tínhamos a confirmação de que estaríamos na segunda fase da competição, os gestores da Liga Gaúcha informaram que, as datas dos confrontos de quartas de finais seriam entre o período de 20/10 à 27/10 com um final de semana de folga após o término da primeira fase, que encerrou dia 06/10". "Gostaríamos de entender o porquê apenas o confronto entre Uruguaianense e América, que é o único confronto da segunda fase que envolve equipes que só disputam uma competição, vai ser encerrado dia 02/11, e os demais confrontos, que envolvem equipes que disputam duas competições (Liga Gaúcha e Liga Nacional de Futsal), estarão encerrados até o dia 27/10"?

A nota ainda traz a relação de todos confrontos das equipes participantes da competição, e questiona: "Com os calendários apresentados voltamos a questionar: Porque as equipes que participam de duas competições podem jogar 4 jogos em 2 semanas e AEU e América não podem fazer apenas 2 jogos nessas mesmas 2 semanas? Afinal é o único confronto que não envolve participantes da Liga Nacional de Futsal"!


Confira o restante da nota:

"Segundo a direção do América, o jogo não poderá ocorrer no dia 27/10, pois o ginásio que a equipe manda os jogos estaria ocupado. Não conformados com a resposta passada e o gestor da Liga informando que as datas deverão ser definidas em comum acordo entre as diretorias, fomos em busca da verdade e descobrimos que até o dia de hoje o Ginásio Poliesportivo de Tapera não possui nenhum evento marcado para os dias 26,27 e 28 de Outubro. E, mesmo que houvesse eventos no Ginásio, o regulamento da competição, em seu Art. 5 diz que: Cada participante deverá indicar no mínimo 02 (dois) ginásios para o mando de seus jogos, apresentando os respectivos laudos do corpo de bombeiros anual ou por jogo, dentro do prazo de validade, atestando suas condições de conservação e segurança. O segundo Ginásio poderá ser em outra cidade, não ultrapassando a distância de 100 km (cem quilômetros) do Ginásio nº 1. E no Art. 5.1.1 diz que é obrigatória a apresentação do 2º Ginásio.

Então novamente nos perguntamos, por que não sair o jogo até o dia 27/10, como as outras equipes?

Apurando os fatos e buscando informações, tivemos a confirmação que o treinador do América estará em um evento fora do país na mesma data que estaria previsto para ocorrer o jogo da volta, no caso dia 27/10.

Com todos os fatos referidos, a Associação Esportiva Uruguaianense se sente lesada, não apenas pela falta de verdade, pois seria muito mais ético ter sido abordado a verdade dos fatos desde o início das conversas e ai sim negociar entre as equipes o que fosse melhor para ambos, mas também pelo fato de sermos uma das instituições com maior representatividade dentro do futsal gaúcho, atuando com 04 categorias (sub11, 13 e 20 e adulto) nos campeonatos organizados pela FGFS e LGF, tendo a maior média de público das 3 séries em disputa no estado (1,5 mil pessoas por jogo), fortalecendo e contribuindo para o retorno da fronteira oeste ao cenário do futsal gaúcho.

Nesses menos de três anos após o retorno do departamento de futsal adulto do clube, fomos Campeões da Série Bronze 2016, Vice-campeões da Série Prata 2017, estamos nas quartas de finais da Liga Gaúcha Série Ouro 2018 e nunca denunciamos ninguém ao TJD, não tivemos nenhum tipo de problemas em nossos jogos em casa durante a competição. Sempre buscamos fazer tudo da forma correta. Sempre conquistamos nossos títulos ou vagas dentro de quadra e se for para conseguir a vaga para a semifinal ou sermos eliminados que seja apenas dentro das "quatro linhas" e que as inverdades e "artimanhas", fiquem no passado, pois lutamos tanto pelo melhor e pela profissionalização do nosso futsal e ainda no século XXI nos deparamos com essas situações lamentáveis que acabam desestimulando uma diretoria de uma equipe séria, que apesar de todas as dificuldades, luta para ter uma equipe competitiva que represente da melhor maneira possível uma cidade apaixonada por futsal!

Com isso, deixamos nosso repúdio a essa lamentável situação. Desejando que a data do jogo de Tapera seja definida da maneira mais correta e com a maior agilidade possível, mas lembrando sempre que a vitória ou a derrota fazem parte do esporte, mas que isso ocorra apenas dentro de quadra".

Imagens

Jn-CIDADE-selo-M&M.jpg

Copyright © 2018. Todos os direitos reservados | Suita Sistemas.