URUGUAIANA JN PREVISÃO
AGRONEGÓCIO

Expodireto Cotrijal é lançada em clima de otimismo

Na manhã de ontem, 4/2, o Hotel Plaza São Rafael, em Porto Alegre, sediou a abertura oficial da 21ª Expodireto Cotrijal, uma das maiores feiras do agronegócio internacional. Focada em tecnologia e negócios, a feira contribui de forma decisiva para o desenvolvimento do setor e tem como objetivo aproximar o produtor do conhecimento, das informações, da tecnologia consagrada e sacramentada nos órgãos de pesquisa ou nas empresas privadas, de ótimas oportunidades de negócios e também de importantes debates ligados ao meio rural. 

Com o slogan "A Gente Vive O Agro", o evento deverá ter este ano 530 expositores, em 98 hectares do parque, e a expectativa é de receber público próximo ao do ano passado: mais de 260 mil pessoas. A informação é do presidente da Cotrijal, Nei César Manica.

O dirigente informou que em 2020 será dado passo importante para que a tecnologia digital esteja mais próxima do produtor, através da inauguração da Arena Agrodigital. O espaço é o destaque desta edição e vai reunir grandes empresas do Agro mundial e ser palco de palestras específicas sobre o assunto. "Nosso papel é trazer o que há de melhor para o produtor inserir na sua propriedade e continuar avançando em resultados", afirmou, reiterando a importância da Expodireto Cotrijal e do trabalho da cooperativa para a região. Na soja, citou, são 16 sacas a mais, em média, em relação à produtividade gaúcha e brasileira.

O governador do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite, enfatizou que a Expodireto está consolidada como uma das mais importantes feiras do Agro mundial, levando tecnologia, inovação e oportunidades de negócios ao produtor rural. "O ganho em resultados que o Agro alcançou é fruto da dedicação e do esforço da nossa gente. Nos sentimos parte da Expodireto e queremos ser o estado referência em tecnologia para o setor. Estamos juntos em busca do desenvolvimento", disse, fazendo referência ao slogan da feira em 2020.

Importância global

O deputado federal Pedro Westphalen, representando a Câmara dos Deputados, também fez referência à evolução do agronegócio a partir da feira. "Capacidade e competitividade é o que a Expodireto Cotrijal proporciona, divulgando o trabalho do povo gaúcho para o mundo", afirmou.

A oportunidade que a feira proporciona aos produtores de estarem próximos das mais modernas tecnologias, para todas as áreas, foi destacada pelo presidente da Assembleia Legislativa do RS, Ernani Polo. "É um orgulho sediarmos uma feira do porte da Expodireto, que leva o nome do nosso estado para o mundo", afirmou.

O presidente da Assembleia Legislativa, deputado Ernani Polo (PP), fez um discurso destacando a importância da Expodireto Cotrijal para o desenvolvimento do agro gaúcho. "Este evento só atingiu esta grandeza e esta qualidade pela inquietude de líderes que, com muita determinação, sabedoria, foco e, principalmente, atitude, caminham diariamente para a construção de um futuro melhor para nosso Estado. Tenho muito orgulho em dizer que participei de todas as edições da Expodireto e pude acompanhar este crescimento fantástico de uma Feira que atinge 21 anos sendo considerada uma das melhores do agro mundial, pela sua qualidade", disse.

Arena Agrodigital

A grande novidade é um espaço exclusivo para as tecnologias digitais do agronegócio que têm transformado a forma de o agricultor trabalhar e buscar resultados. A Arena Agrodigital terá 1,6 mil metros quadrados e vai reunir 22 grandes empresas além de startups do Agro mundial. Em formato de arena, terá também quatro auditórios com palestras simultâneas com grandes especialistas no assunto.

Reforço para a área internacional

A Área Internacional contará com programação intensa de países visitantes, principalmente com palestras e painéis, no Auditório do International Point, com tradução simultânea a transmissão via web. Dentre os confirmados, destaca-se a participação expressiva de Estados Unidos, Israel, Paraguai, Austrália, Espanha e China, além dos tradicionais Alemanha, Argentina, Holanda, Itália e Nigéria. Em termos de expositores internacionais, estarão no International Point empresas da Alemanha, Argentina, Israel, Itália e Paraguai.

Sobre nós:

Credibilidade na informação regional e a força de um dos precursores da informação em Uruguaiana. Você também está convidado para fazer parte dessa história.

Telefone: (55) 3402-2782
Endereço: R. Duque de Caxias, 2247 - Centro, Uruguaiana - RS, 97500-181