Uruguaiana
Jornal de Hoje

Alunos do nono ano serão avaliados em ciências a partir de 2019

24 Julho 2018 13:29:00

Larissa

Durante a sessão solene de abertura da 70ª Reunião Anual da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC), realizada no domingo, 22/7, em Maceió, o ministro da Educação, Rossieli Soares, destacou a importância da ciência na educação brasileira. "Nós, costumeiramente, olhamos, nos últimos 30 anos, para a qualidade da educação em língua portuguesa e matemática, especialmente com o Saeb [Sistema de Avaliação da Educação Básica]", declarou, ao anunciar que, em 2019, a avaliação dos alunos do nono ano incluirá ciências da natureza e ciências humanas.

"Pela primeira vez na história desse país, o MEC avaliará, de forma censitária, a ciência na educação Básica, trazendo de forma definitiva o assunto para o calendário, para a agenda de discussão da educação básica brasileira", explicou o ministro. "Temos língua portuguesa e matemática com todos os desafios e dificuldades, e os resultados falam por si. Saberemos a partir de 2020 como está a ciência na educação básica brasileira. Considero isso um grande avanço, porque também provocamos a sociedade e as autoridades a olharem e colocarem luz, peso nessa área que é fundamental para o desenvolvimento do Brasil".


Avaliação

Atribuição do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), autarquia vinculada ao MEC, o Saeb é um sistema composto por três avaliações externas, aplicadas em larga escala com o principal objetivo de diagnosticar a educação básica do Brasil em suas diversas esferas.

O resultado dessas avaliações é usado para calcular o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb), que também considera os dados de fluxo escolar fornecidos pelo censo escolar e consiste em um indicador da qualidade do ensino oferecido nas escolas de todo o país.


SBPC

A Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC) é uma organização sem fins lucrativos voltada para o desenvolvimento científico, tecnológico, educacional e cultural do Brasil. Reúne diferentes sociedades científicas e tem importante papel na valorização da ciência e dos cientistas brasileiros, exigindo, dos diferentes governos, o investimento na ciência e na cultura nacionais.

Os encontros anuais da SBPC são abertos ao público e a participação é gratuita, sem a necessidade de inscrição. As atividades da 70ª edição do evento vão até o próximo sábado, 28/7.

Imagens

Jn-CIDADE-selo-M&M.jpg

Copyright © 2018. Todos os direitos reservados | Suita Sistemas.