Uruguaiana
Jornal de Hoje

Atividade leva cultura tradicionalista a estudantes da rede municipal

27 Setembro 2018 11:35:00

Foto: Ascom/PMU

Na Praça Monteiro Lobato funciona a Unidade SESI Indústria do Conhecimento, que são centros multimeios, contendo biblioteca, gibiteca e internet, onde o usuário tem a oportunidade de acesso à informação e à apropriação do conhecimento. Os centros multimídia são estruturados de forma a atender lacunas na promoção do acesso à informação e ao conhecimento, estimulando práticas de leitura e pesquisa. São mais de mil títulos à disposição dos usuários.

Nesta unidade são realizadas Horas do Conto, com agendamento prévio, sendo a estrutura administrada em parceria com a Prefeitura Municipal de Uruguaiana, por meio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico (Semude).

Durante a Semana Farroupilha deste ano foram oferecidas várias "contações" de histórias com o tema "Quando, Onde e Como iniciou a Revolução Farroupilha"?
Criadas e realizadas pela contadora de histórias e funcionária Márcia Goulart, as atividades atenderam aos alunos da Escola Municipal de Educação Infantil Tia Nina, no período da manhã contemplando cinco turmas, com 50 alunos, de um a cinco anos, a convite da diretora Lígia Teresinha Gonçalves Ávila Bica; da vice Caroline Chavasco Rodrigues Velasques e das professoras das referidas turmas.

Trabalho semelhante também foi desenvolvido na Escola Municipal de Educação Infantil Domingos José de Almeida, incluindo uma pequena mostra das brincadeiras de antigamente, abrangendo um total de 40 alunos; e na Escola Municipal de Educação Infantil Cecília Meireles, atendendo a 100 alunos, de quatro e cinco anos, a convite da diretora Cecília Meireles Jane Terezinha da Silva Tavares e professoras das referidas turmas atendidas.


Hora do Conto Interativa

A "Hora do Conto Interativa" é um projeto criado e aplicado pela educadora social Márcia Goulart desde 2011 e foi trazido para ser trabalhada com alunos e entidades sociais, tanto no Ponto de Leitura SESI Indústria do Conhecimento, como nos mais diversos espaços públicos, visando a integração social, cultural e a troca de conhecimentos.

O Grupo da Amizade, do CAPS II Asas da Liberdade, que mantém um belíssimo projeto na área da Saúde Mental e que busca a melhora na qualidade de vida dos pacientes proporcionando um trabalho que abrange atividades físicas, integração social e vivências culturais. Coordenado pela psicóloga Patrícia Vendruscolo e com o acompanhamento dos pacientes sendo realizado pela agente social Vanessa, o trabalho tem como principais atividades desenvolvidas com os pacientes a visita a diversos locais, entre eles a biblioteca, para, principalmente, interagirem durante o conto das histórias.


Jn-CIDADE-selo-M&M.jpg

Copyright © 2018. Todos os direitos reservados | Suita Sistemas.