URUGUAIANA JN PREVISÃO
Unipampa

Campus Uruguaiana inaugura Ginásio de Esportes e R.U.

Foto: Adriano Zanella

Na manhã de terça-feira, 26/11, foi realizada a inauguração do Ginásio de Esportes e do Restaurante Universitário do Campus Uruguaiana da Universidade Federal do Pampa (Unipampa).

Participaram da cerimônia o Reitor da Unipampa, Marco Antonio Fontoura Hansen, o Diretor do Campus Uruguaiana, Marcus Querol, o coordenador acadêmico, Edward Pessano, a coordenadora administrativa, Carina Brum, além do prefeito de Uruguaiana, Ronnie Mello. Também estavam presentes representantes do Exército Brasileiro, da Força Aérea Brasileira, da Receita Federal e do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama).

O coordenador acadêmico do Campus Uruguaiana, Edward Pessano falou em seu discurso que a universidade é um espaço que, além de formação cognitiva, tem como responsabilidade a integração social e o desenvolvimento da região e que o novo ginásio é um elemento fundamental para isso. Pessano também lembrou que o Restaurante Universitário vai colaborar muito com as ações de permanência dos estudantes. Segundo ele, dos 1996 alunos de graduação e pós-graduação do Campus Uruguaiana, muitos têm sérias dificuldades econômicas e dependem do Restaurante Universitário para terem uma alimentação saudável. O Restaurante Universitário fornece almoço e janta com custo reduzido para os alunos. Os estudantes em situação de vulnerabilidade socioeconômica têm refeições gratuitas.

Ao discursar, o Diretor do Campus Uruguaiana, Marcus Querol, falou que, em um período de recursos financeiros limitados, se fez necessário priorizar as obras que fossem mais significativas para a formação dos acadêmicos. No caso do Campus Uruguaiana, o Ginásio de Esportes e o Restaurante Universitário eram as demandas mais urgentes. O Ginásio era uma necessidade para que os acadêmicos de Educação Física pudessem desenvolver as práticas do curso sem precisar se deslocar para outros espaços do município.

O Reitor da Unipampa, Marco Antonio Fontoura Hansen, agradeceu pelo trabalho de gestores, técnicos e docentes que, com seus esforços, contribuíram para que o objetivo da conclusão das obras se realizasse. Hansen relembrou a trajetória dos Restaurantes Universitários da Unipampa, iniciada em 2014 com a inauguração das primeiras unidades e salientou que o Programa de Alimentação Subsidiada configura um grande ganho para a comunidade acadêmica e um avanço considerável na expansão da política de assistência estudantil da Unipampa.

Conheça as obras

O Restaurante Universitário possui uma área total de 428,76m². No local, são fornecidas cerca de 600 refeições diárias entre almoço e jantar. Para a ampliação e adequações do espaço, foi investido um total de R$404.804,84. O prédio do Ginásio de Esportes ocupa uma área de 2.021,85m² e, além da quadra poliesportiva, possui vestiários, salas de aula, depósito de materiais desportivos e salas de técnicos administrativos. O valor investido no Ginásio de Esportes foi de R$ 2.671.282,34.

Com informações da Unipampa. 

Imagens

Sobre nós:

Credibilidade na informação regional e a força de um dos precursores da informação em Uruguaiana. Você também está convidado para fazer parte dessa história.

Telefone: (55) 3402-2782
Endereço: R. Duque de Caxias, 2247 - Centro, Uruguaiana - RS, 97500-181