URUGUAIANA JN PREVISÃO
EDUCAÇÃO

Escola Ciep está há 18 dias sem energia elétrica

Foto: Divulgação

A Escola Estadual de Ensino Médio Embaixador João Baptista Lusardo - CIEP Uruguaiana está há 18 dias sem energia elétrica, conforme a diretora Elza Graces Saldanha.

"Começou a ter quedas de energia, e a gente fazia consertos e continuava toda a semana tendo o mesmo problema. Então eu chamei um engenheiro elétrico responsável pelas obras do Estado. Esse engenheiro interditou a subestação de energia elétrica da escola. Estamos sem energia, foi desligado tudo", explicou a diretora.

Sobre o abastecimento de água, a professora disse que há torneiras que levam água direto da rua para a escola e assim estão conseguindo manter a merenda dos estudantes. Já para a parte da limpeza, o abastecimento das caixas é feito pelo Corpo de Bombeiros. "É assim que a escola está funcionando", pontuou. "Esse engenheiro fez um projeto para enviar a Secretaria Estadual de Educação (Seduc) para essa manutenção, pois é um valor muito alto e não temos previsão ainda de obras prontas", acrescentou.

"Durante o diurno estamos tendo aula normal, estamos saindo uma hora mais cedo no turno da manhã e uma hora mais cedo no turno da tarde. Mas a noite não tem como", ressaltou. Só no período da noite são 300 alunos que agora estão sem aulas.

Segundo Elza, a direção vai conversar com os professores para ver a disponibilidade deles - já que está acontecendo a greve estadual - de conseguirem a escola da frente emprestada para retornar as aulas do noturno. A diretora ainda ressaltou que a instalação elétrica da escola é muito antiga. "Desde 1992, nunca houve uma manutenção, e hoje nós temos 90 notebooks funcionando, que são ligados praticamente todos os dias e as vezes no mesmo horário. No ano passado foram furtadas umas muflas e nesse furto, acho que não conseguiram levar tudo e cortaram com uma faca e isso estava deixando descarga elétrica e isso poderia ocasionar algum acidente", disse.

A professora ressaltou que não se teve alternativa a não ser interditar quando se soube da gravidade do caso. "Mas imaginamos que ia durar uma semana, mas já faz 18 dias", disse ela em entrevista a nossa reportagem ontem pela manhã, 26/11. "Estou muito preocupada com isso, porque está atrasando o trabalho de todos. Nós também estamos no período de matrículas, de inscrições, e não temos como orientar as famílias, pois não temos luz, e assim ficamos sem acesso aos sistemas", complementa.

Ao todo, a escola atende 990 alunos entre ensino fundamental, médio e Educação de Jovens e Adultos (EJA) fundamental e médio. São 57 professores.

10ª CRE

De acordo com a titular da 10ª Coordenadoria Regional de Educação (CRE), Sara Cardoso, o projeto elétrico de uma caixa de energia foi concluído ontem e enviado para a Secretaria Estadual de Educação (Seduc), solicitando o recurso.  

Sobre nós:

Credibilidade na informação regional e a força de um dos precursores da informação em Uruguaiana. Você também está convidado para fazer parte dessa história.

Telefone: (55) 3402-2782
Endereço: R. Duque de Caxias, 2247 - Centro, Uruguaiana - RS, 97500-181