Uruguaiana
Jornal de Hoje

Escolas estaduais escolhem diretores e vices para gestão 2019/2021

27 Novembro 2018 15:52:00

Larissa

Aconteceu no dia, 27/11, em todos os municípios do Rio Grande do Sul a Eleição de Diretores da Rede Pública Estadual de Ensino, conforme a Portaria nº 314/2018, que estabelece os procedimentos e orientações para o processo de indicação nas funções de diretor e vice-diretor dos estabelecimentos de ensino. A votação para eleger a gestão 2019/2021 iniciou às 8h e seguiu até as 21h. A previsão é de que todos os resultados das eleições sejam divulgados até o período da tarde desta quarta-feira, 28/11.

Concorrerem professores e servidores de escolas que possuem curso superior na área de educação e que atendam às demais condições estabelecidas na Lei nº 10.576/1995 e no Decreto 49.502/2012 que regem a matéria. Atualmente a rede possui, em atividade, 63.320 professores e 17.883 servidores, em 2.539 escolas. Puderam votar alunos regularmente matriculados, a partir do 5º ano ou maiores de 12 anos, pais ou responsáveis legais dos alunos menores de 18 anos, professores e os demais servidores, efetivos ou contratados temporariamente, em exercício no estabelecimento de ensino, no dia da votação.

Com base na portaria Nº 314/2018, assinada pelo secretário estadual de Educação, Ronald Krummenauer, que estabelece os procedimentos e orientações para o pleito, o mandato é de três anos.

Em Uruguaiana, são 32 escolas estaduais, porém, o Instituto Estadual Leda Maria Pereira da Silva, Senador Salgado Filho, Getúlio Vargas, Antonio Londero, Júlio de Castilhos, Felisberto não tiveram candidatos. Para esses casos, o mais titulado é indicado, e se houver empate ganha o mais velho.

A coordenadora regional de Educação, Sara Elizeth Duzac Cardoso, percorreu as escolas durante o dia para acompanhar a votação. "A votação está tranquila. Pela manhã visitei oito escolas", comentou em entrevista ontem no início da tarde.

Este ano houve predominância de chapas únicas. De acordo com a coordenadora Sara as escolas que tiveram duas chapas foram: Lilian Guimarães, Uruguaiana, Adir Mascia e Flores da Cunha.


Novidade

A grande novidade deste ano é o curso de qualificação obrigatório para os gestores eleitos que a Secretaria Estadual de Educação (Seduc) oferece. A finalidade é trazer informações sobre o funcionamento da Secretaria da Educação, a partir dos departamentos de Planejamento, Administrativo, Recursos Humanos e Pedagógico, além de conteúdo voltado para a liderança e comunicação (media-training) entre outros. A carga horária é de 120 horas, dividido em três etapas, sob a forma de Ensino à Distância (EAD), em plataforma digital específica, com a inclusão de cases em cada um dos módulos. Os novos diretores e vice-diretores tomarão posse ainda neste ano.

Imagens

Jn-CIDADE-selo-M&M.jpg

Copyright © 2018. Todos os direitos reservados | Suita Sistemas.