Uruguaiana
Jornal de Hoje

Ranking aponta UFRGS entre as 10 melhores universidades da América Latina

23 Julho 2018 13:57:00

Larissa

A Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) ocupa a 10ª posição no ranking internacional de universidades da América Latina e Caribe Times Higher Education (THE). A avaliação leva em consideração pesquisa, ensino, produção acadêmica, transferência de conhecimento e internacionalização.

A THE analisou 129 universidades de dez países da América Latina e do Caribe. O Brasil tem seis universidades entre as dez melhores, sendo duas estaduais: Unicamp e USP; uma privada: PUC-Rio; e três federais: UNIFESP e UFMG, além da UFRGS. No quadro geral, aparecem 43 instituições brasileiras e esta é a primeira vez que o ranking avalia o rendimento da UFRGS.

A pontuação da UFRGS de forma detalhada foi: 82,2 em ensino; 87 em pesquisa; 77,4 em citações; 83,8 em receita vinda da indústria; e 33,4 em internacionalização. O reitor Rui Oppermann comemora a colocação no ranking, pois coloca a Universidade em lugar de destaque no Brasil e na América Latina. Segundo Oppermann, "a UFRGS está sendo reconhecida como um centro de excelência e inovação. Entre os cinco itens, não fomos bem avaliados apenas no item internacionalização, isso se deve ao término do Ciência Sem Fronteiras, programa no qual a Universidade era uma das instituições mais atuantes".

O ranking é feito pela Times Higher Education (THE), revista britânica especializada em educação superior.


Confira as dez primeiras:

1. Unicamp (Brasil)

2. USP (Brasil)

3. U. Católica (Chile)

4. UNIFESP (Brasil)

5. Tecnológico de Monterrey (México)

6. Universidade do Chile (Chile)

7. PUC Rio (Brasil)

8. Universidade dos Andes (Colômbia)

9. UFMG (Brasil)

10. UFRGS (Brasil)

Imagens

Jn-CIDADE-selo-M&M.jpg

Copyright © 2018. Todos os direitos reservados | Suita Sistemas.