URUGUAIANA JN PREVISÃO
Unipampa / HSCU

Começa o internato de Medicina na Santa Casa

Teve início o internato de Medicina no Hospital Santa Casa de Uruguaiana, uma das fases finais de formação dos profissionais. A partir de agora a estrutura do Hospital servirá para o estágio desenvolvido pelos alunos da primeira turma do curso de Medicina da Universidade Federal do Pampa (Unipampa). 

Os alunos, juntamente com a coordenadora do curso, médica Rita de Cássia Fossati Silveita Evaldt, foram recepcionados na manhã de ontem, 7/1, pelo prefeito Ronnie Mello, pela gestora administrativa da Santa Casa, Thaís Aramburu, e pelo diretor técnico do Hospital, José Vittório Moccelin e ainda pela primeira dama. Paola Araújo Mello, que também é médica.

O internato é um estágio exigido durante os dois últimos anos de curso, que pede contato prático com a rotina hospitalar, os procedimentos e os pacientes. O programa é coordenado pela médica Rita Evaldt, que além de docente da Universidade, integra o quadro de profissionais da Santa Casa.

São alunos do 9º semestre do curso de medicina. Neste primeiro semestre de 2020 serão 15 alunos, no segundo semestre, este número aumentará para 30 alunos e no primeiro semestre de 2021 serão 45 alunos. A partir do segundo semestre de 2021 serão sempre 60 alunos distribuídos em todos os setores do hospital.

O internato tem a duração de dois anos, abrangendo do 9º semestre ao 12º semestre, e os alunos atuarão no Pronto Socorro e na Unidade de Internação Clínica. Durante o internato, os alunos atendem os pacientes internados, fazendo o papel do médico e realizando as prescrições. Todo o processo é supervisionado por um médico. Nesta fase, os alunos são acompanhados por médicos do hospital e docentes médicos supervisores da Unipampa.

Hospital de Ensino

O início do internado coloca o HSCU um passo mais próximo do credenciamento junto ao Ministério da Saúde e Ministério da Educação como Hospital de Ensino, um pleito da instituição, Prefeitura Municipal e Unipampa.

Trata-se de uma certificação conforme o estabelecido na legislação do Programa de Certificação de Hospitais de Ensino (HE) em que o hospital passa a servir de campo para a prática de atividades de ensino na área da saúde. A medida não altera a estrutura administrativa na instituição, mas garante um aporte financeiro anual oriundo do Governo Federal. Atualmente, 43 hospitais buscam essa certificação.

Campo de prática

Além do internato de Medicina, o HSCU já conta com programa de estágio, em parceria com instituições de ensino. Além de alunos de Medicina, o programa inclui alunos de Enfermagem, Fisioterapia, Farmácia, Técnico de Enfermagem e Serviço Social.

Sua estrutura serve de campo prático para os cursos da Universidade Federal do Pampa (Unipampa), da Unopar, do Senac, e do Sistema de Ensino Gaúcho (SEG). A orientação dos mesmos é realizada pelos professores das instituições de ensino, que os supervisionam em tempo integral.

Residências

Por meio de outro convênio com a Unipampa, o Hospital executa os programas da residência multiprofissional em saúde e em área profissional da saúde da universidade.

São 24 meses de residência nas unidades UTI Geral, Pronto Socorro, UTI Neonatal, unidade de internação clínica e cirúrgica, Comissão de Controle de Infecção Hospitalar (CCIH), Clínica Renal, Maternidade e Pediatria, para os cursos de Enfermagem, Fisioterapia, Farmácia, Nutrição (campus Itaqui), Medicina Veterinária, Educação Física e Psicologia.

Sobre nós:

Credibilidade na informação regional e a força de um dos precursores da informação em Uruguaiana. Você também está convidado para fazer parte dessa história.

Telefone: (55) 3402-2782
Endereço: R. Duque de Caxias, 2247 - Centro, Uruguaiana - RS, 97500-181