URUGUAIANA JN PREVISÃO
Rosalina Pandolfo

Curto-circuito desce as cortinas do Teatro Municipal

Foto: Juliana Bordignon

Um curto-circuito interrompeu na noite do último sábado, 23/11, o espetáculo "Festa Cigana", da Casa da Dança, no Teatro Municipal Rosalina Pandolfo Lisboa. Segundo espectadores, as luzes do palco se apagaram e um cheiro forte de queimado terminou com o evento.

Entramos em contato com uma das proprietárias da Casa da Dança, Luiza Quadros. Ela disse que já na sexta-feira, sua equipe teve que improvisar o som e luzes para ensaiar o espetáculo. Já a segunda parte do evento de sábado teve que ser apresentada na tarde do último domingo, 24/11. "O público entendeu que não foi por culpa nossa que tivemos que interromper e compareceu no domingo", comentou.

Em contato com o Corpo de Bombeiros, perguntamos se o Plano de Prevenção Contra Incêndio (PPCI) do Teatro está vencido. A corporação disse que "não está vencido e que a Prefeitura entrou com o pedido de atualização". O pedido já passou pela fase de análise e agora está na fase de atender os reparos solicitados pelos Bombeiros. No entanto, o Executivo já foi notificado pelo atraso nas adequações do local, no dia 11 de novembro.

Prefeitura

Na tarde de domingo, 24/11, a Prefeitura divulgou nota de esclarecimento sobre o ocorrido. Confira na íntegra:

"Com relação aos fatos ocorridos na noite de sábado (23), nas dependências do Teatro Municipal Rosalina Pandolfo Lisboa, quando faltou energia elétrica no Palco, pedimos desculpas e nos solidarizamos com os realizadores do evento "Festa Cigana", com os familiares dos alunos que iriam se apresentar e com a comunidade em geral.

Embora a estrutura do teatro seja muito antiga e após os desastres naturais ocorridos em janeiro deste ano, quando o mesmo sofreu inúmeras avarias, é importante salientar que jamais passamos por situação semelhante. Ou seja, do problema no disjuntor de eletricidade das luzes do palco do teatro ocorrido na noite deste sábado. Lembramos que todos os locais, acessos e plateia permaneceram iluminados durante o ocorrido.

Como medida imediata será feito um laudo acompanhado de um parecer técnico visando identificar a causa do problema já com o encaminhamento da solução definitiva do mesmo. Cabe lembrar que já existe uma comunicação interna da equipe de elétrica da Secretaria Municipal de Infraestrutura Urbana e Rural (SEMIUR) bem clara sobre o material que deve ser utilizado para evitar sobrecarga na rede.

Dito isso, lamentamos mais uma vez o episódio e reiteramos nossa consideração e respeito à Casa da Dança, empresa que tem cumprido sua função social frente a centenas de crianças e famílias de Uruguaiana. Registramos que ocorrerá uma nova apresentação do espetáculo neste domingo, a partir das 16h.

Também reforçamos que ao contrário de algumas manifestações, o Teatro Municipal tem sido sim uma das prioridades da Administração Municipal, que não economiza atenção e esforços para que a estrutura esteja à disposição da comunidade". 

Sobre nós:

Credibilidade na informação regional e a força de um dos precursores da informação em Uruguaiana. Você também está convidado para fazer parte dessa história.

Telefone: (55) 3402-2782
Endereço: R. Duque de Caxias, 2247 - Centro, Uruguaiana - RS, 97500-181