URUGUAIANA JN PREVISÃO
Segunda fase da campanha

Dia D contra o sarampo acontece neste sábado

Foto: Larissa Vargas/JC

Acontece neste sábado, 30/11, o Dia D da vacinação contra o sarampo. A campanha atual tem como público-alvo adultos entre 20 e 29 anos. De acordo com a Vigilância Epidemiológica, as ESFs estarão abertas das 8h às 11h30 e das 13h30 às 17h.

A segunda fase da campanha iniciou no dia 18 de novembro, e paralela a ela, acontece o Movimento Vacina Brasil nas Fronteiras, onde Uruguaiana e Paso de los Libres vacinam simultaneamente contra o Sarampo e a Febre Amarela. As ações têm como objetivo interromper a circulação do vírus do Sarampo e proteger os grupos mais acometidos pela doença. O risco da ocorrência de casos de sarampo e febre amarela a que estamos expostos, são exatamente os mesmos, portanto neste momento importante estamos unidos em prol da saúde de nossa comunidade.

De acordo com a enfermeira Luciane Freitas, o movimento foi fraco nas duas semanas de aplicação da vacina. A Vigilância Epidemiológica salienta que todos os adultos jovens com idade entre 20 e 29 anos residentes em Uruguaiana, devem obrigatoriamente comparecer na unidade de saúde mais próxima portando a Carteira de Vacina, para receber a dose da Vacina Tríplice Viral (Sarampo, Rubéola e Caxumba), conforme avaliação da situação vacinal e as normas do Programa Nacional de Imunizações (PNI). Será avaliada também a situação vacinal quanto a vacina da Febre Amarela.

A doença

Sarampo é uma doença infecciosa grave, causada por um vírus. Sua transmissão ocorre quando o doente tosse, fala, espirra ou respira próximo de outras pessoas. Qualquer indivíduo que apresentar febre e manchas no corpo (exantemas) acompanhado de tosse, coriza ou conjuntivite deve procurar os serviços de saúde para a investigação, principalmente aqueles que estiveram nos 30 dias anteriores em viagem a locais com circulação do vírus.

Casos suspeitos devem ser informados imediatamente às Secretarias Municipais de Saúde ou para o Disque Vigilância, por intermédio do número 150.

 

Sobre nós:

Credibilidade na informação regional e a força de um dos precursores da informação em Uruguaiana. Você também está convidado para fazer parte dessa história.

Telefone: (55) 3402-2782
Endereço: R. Duque de Caxias, 2247 - Centro, Uruguaiana - RS, 97500-181