URUGUAIANA JN PREVISÃO
Em Uruguaiana

Doação de Imposto de Renda pode ajudar crianças e adolescentes

Foto: Divulgação

Em 2020 a expectativa do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente de Uruguaiana (Comdicau), é aumentar o número de contribuintes dispostos a doar parte do seu Imposto de Renda para entidades sociais que assistem crianças e adolescentes em Uruguaiana.

Com a doação, o Conselho pretende realizar melhorias no espaço físico e no desenvolvimento de projetos que atendem crianças e adolescentes em situação de risco e vulnerabilidade.

No ano passado, o Comdicau captou R$ 226.238 mil reais para serem repassados às instituições, valor que representa apenas uma parcela de 10% do potencial de captação de contribuintes de Uruguaiana, informa a presidente do Comdicau, Rosana Schneider Kessler. Os outros 90% dos contribuintes, aptos a realizar a destinação de parte do seu Imposto de Renda, ainda não foram mobilizadas, apesar da divulgação na mídia e pelos contadores.

"Precisamos seguir no trabalho de divulgar e conscientizar as pessoas da importância de realizar a destinação e fazer com que este recurso fique em nossa cidade, atendendo entidades que conhecemos e sabemos de que forma serão aplicados os recursos", assegura o contador Luiz Manoel Alves da Trindade, delegado do Conselho Regional de Contabilidade (CRC/RS), em Uruguaiana.

O caminho das destinações

Conforme Trindade, todo o contribuinte do Imposto de Renda Pessoa Física pode destinar durante o ano calendário, até 6% do IR devido no ano, por meio de depósito identificado com o CPF do doador, na conta do Fundo dos Direitos da Criança e do Adolescente de Uruguaiana - FUNDICAU - Banco do Brasil Ag. 0045-0 conta 3.000-7.

Outra alternativa é destinar no ano da entrega da declaração, com o valor de até 3% do imposto de Renda devido no ano anterior, por meio do DARF, gerado no Programa Gerador da Declaração de Ajuste Anual do Imposto de Renda Pessoa Física, disponibilizado anualmente pela Receita Federal do Brasil.

Neste sentido, esclarece, que toda Pessoa Física que entrega a Declaração de Ajuste Anual do Imposto de Renda Pessoa Física pelo modelo completo, pode destinar, até o dia 30 de abril de 2020.

Entidades de Uruguaiana

Conforme Rosana, oito entidades de Uruguaiana estão com registro válido no Conselho de Direitos em dia e aptas a receberem destinações de Imposto de renda, sendo elas:

- Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais de Uruguaiana (Apae)

- Casa de Apoio ao Paciente Oncológico (Capo)

- Centro de Equoterapia de Uruguaiana General Fidélis

- Fraternidade Espírita Rochester

- Grupo de Trabalho Amor Especial (GTAE)

- Lar da Criança de Uruguaiana Nossa Senhora de Lourdes

- S.O.S Mulher

- Sociedade Espírita Paz em Jesus

Com colaboração da jornalista Giovana Petrocele. 

Sobre nós:

Credibilidade na informação regional e a força de um dos precursores da informação em Uruguaiana. Você também está convidado para fazer parte dessa história.

Telefone: (55) 3402-2782
Endereço: R. Duque de Caxias, 2247 - Centro, Uruguaiana - RS, 97500-181