URUGUAIANA JN PREVISÃO
CONQUISTA

Uruguaianense conquista dois ouros e uma prata nas Paralimpíadas Escolares

O estudante Thiago Renê dos Santos, de 15 anos, da EMEF Cabo Luiz Quevedo, participou de três provas nas Paralimpíadas Escolares, que acontecem em São Paulo, e conquistou dois ouros e uma prata.

Na quarta-feira, 20/11, o uruguaianense foi campeão brasileiro na modalidade lançamento de dardo; na quinta-feira, 21/11, campeão na modalidade arremesso de peso e ontem, 22/11, veio a prata no salto em distância, com 3m 42cm. O estudante do 9º ano está acompanhado da professora e técnica Verônica Carvalho.

Convocação

A convocação para a Seleção Gaúcha que participa das Paralimpíadas aconteceu devido ao ótimo desempenho do atleta no Parajergs, onde foi campeão estadual de salto em distância pela segunda vez. Além de Thiago, 60 atletas integram a seleção que representa o Rio Grande do Sul.

Esta é a segunda vez que o estudante uruguaianense participa das Paralimpíadas. Em 2017, Thiago foi campeão brasileiro de lançamento de pelota, salto em distância e arremesso de peso nesta competição.

O evento acontece até este sábado, 23/11, e conta com a participação de mais de 1.220 estudantes de todo o país, sendo que esta será a maior edição.

10ª CRE representada

A 10ª Coordenadoria Regional de Educação (CRE) também está representada nas Paralimpíadas. Na quinta-feira, 21/11, o estudante Murillo Vaz Medeiros conquistou a medalha de bronze no arremesso de peso e prata nos 800m, ontem, 22/11. Ele é aluno da Escola Estadual de Ensino Fundamental Farroupilha de Alegrete. A atleta Viviane Castillos do Instituto Estadual Oswaldo Aranha também participa do evento. Eles foram classificados na seletiva estadual (Paracergs) e assim puderam participar do evento nacional.

O aluno Murilo Alves Medeiros está acompanhado pela educadora especial Marzi da Costa Fontoura. A Coordenadora Regional de Educação, Sara Duzac Cardoso, disse que a equipe da CRE está orgulhosa pelos desempenhos dos alunos. A Coordenadora espera que essas conquistas dos alunos incluídos na rede estadual, possam estimular as escolas e gestores a possibilitar a participação dos alunos com deficiência nas próximas seletivas.

Paralimpíadas Escolares

As Paralimpíadas Escolares tiveram a sua primeira edição em 2009. Este é o maior evento mundial para crianças com deficiência em idade escolar. Talentos do paradesporto brasileiro já passaram pelas Escolares, como os velocistas Alan Fonteles, ouro em Londres 2012, Verônica Hipólito, prata no Rio 2016, e Petrúcio Ferreira, recordista mundial nos 100m (classe T47); o nadador Talisson Glock, prata no Rio 2016; o jogador de goalball Leomon Moreno, prata no Jogos de Londres e bronze no Rio 2016; a mesa-tenista Bruna Alexandre, bronze no Rio 2016, entre outros.

 

Sobre nós:

Credibilidade na informação regional e a força de um dos precursores da informação em Uruguaiana. Você também está convidado para fazer parte dessa história.

Telefone: (55) 3402-2782
Endereço: R. Duque de Caxias, 2247 - Centro, Uruguaiana - RS, 97500-181