Uruguaiana
Jornal de Hoje

Bombeiros resgatam jacaré e lagarto na zona urbana

07 Novembro 2018 14:50:00

Francisco Leal
Foto: Divulgação

Na segunda-feira, 5/11, o Corpo de Bombeiros fez a captura de dois animais, répteis, um em via pública e outro no pátio de uma casa.

O primeiro fato ocorreu por volta de 15h, quando a corporação foi acionada para remover um lagarto do pátio de uma casa, na Rua Bento Martins, bairro Bela Vista. o 4º Pelotão Ambiental da Brigada Militar também foi acionado, mas o efetivo estava empenhado em uma ocorrência na cidade de Quaraí, e a remição foi feita somente pelo Corpo de Bombeiros. O réptil foi capturado e levado a uma área de campo afastada, onde foi solto.

Por volta de 20h30min, um novo chamado levou os bombeiros até a BR-290, mais precisamente ao brete de acesso ao antigo lixão, onde um jacaré foi avistado. O animal foi capturado e devolvido à natureza no Arroio do Itapitocai, na Br-472.

De acordo com o tenente João Luís Ferreira Miller, comandante do 4º Pelotão Ambiental da Brigada Militar, que atende Uruguaiana, Barra do Quaraí, Quaraí, Alegrete e Manoel Viana, o aparecimento desse tipo de animais geralmente ocorre em função de alterações climáticas, como as cheias do Rio Uruguai.

Quando ocorreu, os animais são capturados e avaliados por uma veterinária, que presta serviço voluntário na cidade. "Se estiverem em bom estado de saúde e forem animais silvestres que vivem na região, procuramos um local para soltá-lo o mais próximo possível de seu habitat natural. Se não são animais da região, como é o caso das cobras sucuris, por exemplo, eles são encaminhados ou a Santa Maria ou a Porto Alegre", explica ele.

Quem, por ventura, se deparar com um animal silvestre pode acionar o Pelotão Ambiental, pelo telefone 3413 1249, ou ainda o Corpo de Bombeiros, pelo 3412 1919 ou 193. O tenente lembra ainda que é importante que se mantenha a calma diante do animal e que não haja tentativa de mexer no animal, para não o estressar ou ferir.

Jn-CIDADE-selo-M&M.jpg

Copyright © 2018. Todos os direitos reservados | Suita Sistemas.