Uruguaiana
Jornal de Hoje

Policia Civil desmantela quadrilha de abigeato na Barra do Quaraí

24 Julho 2018 14:50:00

Policias da Decrab de Bagé, com apoio da Polícia Civil em Uruguaiana, cumpriram onze mandados e prenderam oito pessoas.

Gabriela Barcellos

Cerca de 45 policiais civis, entre eles seis delegados, participaram de uma operação que resultou na prisão de oito pessoas, no início da manhã de ontem, 23/7, em Barra do Quaraí. A Operação Ponto Extremo tinha por objetivo desmantelar uma quadrilha especializada em furto abigeato que agir na Barra e região, e foi coordenada pelo delegado André de Matos Mendes, titular da Delegacia Especializada na Repressão aos Crimes Rurais e Abigeato (Decrab) de Bagé, e pelo delegado Cristiano Ritta, coordenados das Decrabs de Bagé e Santiago. Além dos policias da Decrab, participaram policiais das seis delegacias de Polícia Civil em Uruguaiana, e os delegados Enio Tassi e Caroline Huber, Valeriano Garcia Neto, de Alegrete e a delegada regional, Patrícia Sanchotene.

De acordo com Mendes, a investigação teve início e abril passado e foram utilizadas todas as técnicas investigatórias disponíveis, que resultaram em um amplo conjunto de evidencias. "E finalmente, tudo isso se comprovou agora, no momento do cumprimento dos mandados", disse. O modus operandi da quadrilha consistia no abete do animal ainda nos campos dos proprietários, durante o período da noite e madrugada, e posteriormente a carne era levada para a cidade e distribuída entre os receptadores fixos. Há informações de que parte do produto dos crimes também era levada para a cidade de Bella Unión, Uruguai.

Ao todo, foram presas oito pessoas: Tiago Padilha Moreira, Ornelio Teixeira, Liliane Petrolina Dorneles, Alfredo Rodrigues Andrade, Ana Luiza Rodrigues Padilha, Adriano Padilha Moreira, Hugo Padilha Moreira e Adrieli Padilha Moreira. Alguns dos acusados são parentes, entre eles dois irmãos e a mãe deles.
Das prisões, quatro são oriundas de mandados de prisão preventiva solicitadas pelo Delegado no decorrer das investigações e outras três são prisões em flagrante por receptação, posse de arma de fogo e abigeato. O oitavo preso é suspeito de uma tentativa de homicídio investigada pela Delegacia da Barra do Quaraí, coordenada pela delegada Patrícia Sanchotene. O mandado foi cumprido aproveitando o apoio e efetivo dos policiais que atuaram na Operação. Durante o cumprimento de mandado de busca e apreensão na casa dele, foi localizada uma arma, o que resultou na prisão em flagrante.

Entre os presos em flagrante está um casal, receptadores fixos do produto dos furtos abigeato, e que possuem em uma lancheria na cidade. No cumprimento dos mandados, tanto na casa quanto no estabelecimento comercial, foram encontradas grande quantidade de carne, inclusive pronta para ser preparada para consumo. O Delegado ressalta que a carne estava acondicionada de maneira completamente imprópria, sem nenhum cuidado de higiene ou preservação.

Da grande quantia de carne apreendida, cerca de 130 quilos, boa parte apresentava características de abate recente, possivelmente naquela madrugada. Em um dos locais, em meio a carne, havia patas de vaca ainda com terra, apresentando todas as características do abate oriundo do abigeato

Além da carne foram apreendidas armas, munições, equipamentos utilizados para a prática de abigeato e um barco a motor que era utilizado pela quadrilha para transportar carne de abigeato no Rio Quaraí.

Jn-CIDADE-selo-M&M.jpg

Copyright © 2018. Todos os direitos reservados | Suita Sistemas.