Uruguaiana
Jornal de Hoje

Uruguaiana registra 17º suicídio do ano

30 Outubro 2018 13:35:00

Gabriela Barcellos
Foto: Reprodução Facebook

Um homem de 46 anos cometeu suicídio na noite de domingo, 28/10, por volta das 21h30min, na Rua Jose Garibaldi, proximidades da Escola Estadual Roberval Beheregaray de Azevedo.

Paulo Verlei de Almeida Santana foi encontrado no banheiro da casa, por uma irmã. Ele havia passado o dia todo trancado em casa. O homem estava em processo de separação e sua esposa já não vivia na mesma casa que ele. De acordo com seu relato à polícia, o homem havia a procurado e dito que iria se suicidar.

Ele foi encontrado com um tiro de espingarda calibre .12 na boca. Junto a ele também foi encontrada uma carta de despedida, escrita a mão. A Polícia Civil fez um levantamento do local e o corpo de Paulo foi encaminhado à necropsia, em Alegrete.

Este é o 17º suicídio registrado em Uruguaiana neste ano e os números vem preocupando as autoridades. A Secretaria de Saúde tem desenvolvido uma campanha de conscientização sobre o tema e o Centro de Valorização à Vida (CVV), serviço voluntário, também tem desenvolvido ações de prevenção, além do atendimento via telefone, e-mail e chat.

O CVV atende por meio do telefone 188. O serviço é 24 horas e a chamada é gratuita, tanto de telefone fixo quanto de celular. O serviço é mantido por voluntários treinados e realiza apoio emocional e prevenção do suicídio, atendendo todas as pessoas que querem e precisam conversar, sob total sigilo. Não somente o paciente, quanto familiares também podem procurar o serviço.

A orientação a familiares e amigos é de que ao menor sinal de alteração comportamental indicativa de que o familiar/amigo está deprimido, passando por situação de risco ou apresentando algum indício característico, seja procurada orientação profissional.

Especial atenção deve ser destinada a adolescentes. Recentemente, a Associação Médica do Rio Grande do Sul (AMRIGS) divulgou um balanço apontando que, em 2017 o Rio Grande do Sul ficou em segundo lugar no ranking de tentativas contra a própria vida, praticados por adolescentes

Imagens

Jn-CIDADE-selo-M&M.jpg

Copyright © 2018. Todos os direitos reservados | Suita Sistemas.