Uruguaiana
Jornal de Hoje

Câmara cria Semana de Conscientização e Apoio aos Portadores de Doenças Autoimunes

05 Novembro 2018 09:35:00

o projeto de lei que institui a Semana Municipal de Conscientização e Apoio aos Portadores de Doenças Autoimunes

Foto: Gabriela Barcellos/JC

A Câmara de Vereadores aprovou na manhã de quinta-feira, 01/11, o projeto de lei que institui a Semana Municipal de Conscientização e Apoio aos Portadores de Doenças Autoimunes. Será a segunda discussão do projeto, que é de autoria da vereadora Suzana Cardoso Alves (PRB).

De acordo com o projeto, deve ser instituída a semana de 28 de outubro a três de novembro. A escolha da data teve como critério o fato de o dia 29 de outubro ser considerado o Dia Mundial de Combate à Psoríase.

A Semana Municipal deve ser comemorada anualmente, devendo o município fazer ampla divulgação, promover debates em todos os órgãos municipais e realizar campanhas de informação e educação aos cidadãos, com o objetivo de conscientizar sobre as doenças autoimunes, suas características, sintomas e tratamentos disponibilizados pelo Sistema Único de Saúde (SUS). Estre as autoimunes estão: psoríase, lúpus, esclerose múltipla e vitiligo e esclerose lateral amiotrófica (E.L.A.).

Ao justificar o projeto, a Vereadores destacou que os dados atuais mostram que de 3% a 5% da população em geral é afetada pelas doenças autoimunes, porém podemos algumas populações são mais suscetíveis. "Essa susceptibilidade está relacionada com o background genético, mas também está associado com fatores ambientais. Um fato interessante é que 80% dos casos reportados de doenças autoimunes são encontrados em mulheres em idade reprodutiva, mostrando também a importância dos hormônios".

Ainda conforme ela, os sinais e sintomas de doenças autoimunes podem ser facilmente confundidos com outras doenças, o que torna o diagnóstico mais difícil e diminui a qualidade de vida do paciente, "sendo assim se faz necessária uma disseminação de informações relacionada a doenças autoimunes, sintomas e tratamento disponibilizados pelo SUS para a população em geral".

Imagens

Jn-CIDADE-selo-M&M.jpg

Copyright © 2018. Todos os direitos reservados | Suita Sistemas.