Uruguaiana
Jornal de Hoje

Democracia e Saúde

Conferência estadual debate saúde como direito e financiamento do SUS

25 Maio 2019 09:58:50

Gabriela Barcellos

A Secretaria Estadual da Saúde (SES), junto com o controle social do Sistema Único de Saúde (SUS), representado pelo Conselho Estadual de Saúde (CES) promovem, a partir desta sexta-feira, 24/5, a 8ª Conferência Estadual de Saúde. Realizada a cada quatro anos, o evento tem a participação de quatro segmentos assim representados: 50% de usuários do SUS, 25% de trabalhadores da área e os outros 25% distribuídos entre gestores e prestadores de serviços. Eles vão avaliar a situação de saúde e propor as diretrizes para a formulação da política de saúde pública. Mais de 3,8 mil pessoas são esperadas para a abertura, que acontece no Auditório Araújo Vianna, em Porto Alegre. 

A conferência tem como tema "Democracia e Saúde: Saúde como Direito e Consolidação e Financiamento do SUS". No mês passada, uma conferência semelhante debateu a mesma temática, em nível municipal, organizada pela Secretaria Municipal de Saúde e Conselho Municipal de Saúde.

A solenidade teve início às 9h30, seguida da plenária para aprovação do regulamento e, ao longo do dia, das mesas que terão como assunto a democracia e saúde, saúde como direito, princípios e financiamento do Sistema Único de Saúde (SUS).

A programação continua hoje, 25/5, com a discussão em grupos de trabalho, que farão o debate e votação das diretrizes e propostas oriundas das etapas municipais. A reunião desses grupos será feita nas escolas estaduais Júlio de Castilhos e Protásio Alves. No domingo, 26/5, a plenária final acontece novamente no Auditório Araújo Vianna pela manhã. Na oportunidade, também serão eleitos os 140 delegados que representarão o Rio Grande do Sul na Conferência Nacional de Saúde, que acontece em Brasília, entre quatro e sete de agosto.


Jn-CIDADE-selo-M&M.jpg

Copyright © 2018. Todos os direitos reservados | Suita Sistemas.