Uruguaiana
Jornal de Hoje

Definidos os candidatos à Presidência da República

07 Agosto 2018 14:15:00

Gabriela Barcellos
Foto: Pedro Ladeira-Folhapress

Para os principais partidos, o fim de semana foi de convenções estaduais e federais, que definiram quem são os candidatos à Presidência da República e ao Governo do Estado. O prazo para as convenções encerrou no domingo, 5/8. Agora, os partidos têm até o próximo dia 15 para registrar as candidaturas do Superior Tribunal Eleitoral (TSE)

No sábado, 4/8, o Partido da Social Democracia Brasileira (PSDB), o Partido dos Trabalhadores (PT), a Rede Sustentabilidade, Podemos e Partido Novo realizaram convenção e confirmaram suas chapas à Presidência. O candidato tucano é Geraldo Alckmin, que terá a senadora Ana Amélia Lemos (PP) como vice. O PT confirmou o nome de Luiz Inácio Lula da Silva e ainda não anunciou quem será o vice do ex-presidente. Ele não acompanhou o encontro do partido, com poder de convenção, pois continua preso em Curitiba por conta de sua condenação a mais de 12 anos de prisão do caso do Triplex de Guarujá. De acordo com a Lei da Ficha Limpa, Lula estaria inelegível, mas o TSE ainda decidirá a questão após o registro da candidatura do petista. A Rede confirmou o nome de Marina Silva como candidata. Ela concorrerá pela terceira vez ao cargo. Desta vez, seu vice será o médico sanitarista Eduardo Jorge, do Partido Verde (PV), também foi apresentado oficialmente no encontro.

Já o Podemos anunciou o senador Álvaro Dias como candidato. O vice dele é o economista Paulo Rabello de Castro, ex-presidente do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES). E o Partido Novo confirmou o nome de seu fundador, João Amoedo. O vice será o cientista político Christian Lohbauer.

Já estavam confirmados como candidatos: Ciro Gomes é o candidato do Partido Democrático Trabalhista (PDT), cujo vice ainda não está definido; Guilherme Boulos concorrerá pelo Partido Socialismo e Liberdade (PSOL), que tem como vice Sônia Guajajara, representante do povo indígena; Henrique Meirelles pelo Partido do Movimento Democrático Brasileiro (MDB). Nesse sábado, o Partido informou que Germano Rigotto, ex-governador do Rio Grande do Sul, será o vice na chapa. Jair Bolsonaro é o candidato do Partido Social Liberal (PSL).

Depois de receber três recusas para o cargo de vice, ele anunciou na manhã de domingo, 5/8, o nome do companheiro de chapa. Trata-se do general da reserva Antônio Hamilton Mourão. A candidatura foi confirmada no início da tarde, na convenção do Partido Renovador Trabalhista Brasileiro (PRTB). José Maria Eymael é o candidato do partido Democracia Cristã (DC). O pastor da Assembleia de Deus Helvio Costa é o candidato a vice-presidente. Pelo Partido Comunista do Brasil (PCdoB) concorrerá ao Planalto a deputada estadual Manuela D' Ávila. Seu vice também não foi definido ainda. Por fim, o Partido Socialista dos Trabalhadores Unificado (PSTU) concorrerá a Presidência com Vera Lúcia, tendo Hertz Dias como vice na chapa. O deputado federal Benevenuto Daciolo Fonseca dos Santos, o Cabo Daciolo, é o candidato do Patriota. A candidata a vice escolhida foi a pedagoga Suelene Balduino Nascimento, do mesmo partido.

Jn-CIDADE-selo-M&M.jpg

Copyright © 2018. Todos os direitos reservados | Suita Sistemas.