Uruguaiana
Jornal de Hoje

Instalada Frente Parlamentar em apoio às Santas Casas e Hospitais Filantrópicos

21 Abril 2019 23:20:00

Foto: Celso Bender

Com o objetivo de debater e buscar soluções para o desequilíbrio financeiro das instituições de saúde filantrópicas do Estado, foi instalada nesta quarta-feira (17) a Frente Parlamentar de Apoio às Santas Casas de Misericórdia, hospitais e entidades filantrópicas na área de saúde. O grupo de parlamentares será presidido pelo deputado Elizandro Sabino (PTB). 

A atividade foi realizada no Salão Júlio de Castilhos da Assembleia Legislativa e contou com a presença dos deputados Zé Nunes (PT) e Flávio Branco (MDB); da prefeita de Sapiranga, Corinha Molling; da prefeita de Santa Maria do Herval, Mara Stoffel; do presidente da federação das Santas Casas e Hospitais Beneficentes, Religiosos e Filantrópicos do Rio Grande do Sul, André Lagemann; do presidente do Cremers, Eduardo Trindade; do Superintende das Santas Casas, Jairo Tessari, representantes de hospitais e Santas Casas.

Em sua manifestação, o parlamentar afirmou que a função da Frente parlamentar é fazer uma interlocução nesta área vital, que passa por inúmeras dificuldades e desafios a serem enfrentados diuturnamente. "Vamos lutar por uma mudança significativa do atual quadro da assistência hospitalar para o povo do RS. Precisamos de uma rede hospitalar saudável para que ela cumpra a sua missão aos milhares de gaúchos". Para o deputado Lizandro Sabino não é possível que o sistema hospitalar viva mês a mês tendo que escolher entre pagar a folha de pessoal, os serviços ou os fornecedores. Ele também condenou a falta de repasses do SUS para as prefeituras.

Além do deputado Elizandro Sabino se manifestaram o presidente da Federação das Santas Casas e o presidente do Cremers. A Federação das Santas Casas e Hospitais Beneficentes, Religiosos e Filantrópicos do Rio Grande do Sul é uma entidade sindical que representa 269 instituições hospitalares do RS, detentoras de mais de 75% do atendimento SUS ao cidadão gaúcho. Em 201 municípios do Estado existe apenas um hospital e este, é filantrópico.

Jn-CIDADE-selo-M&M.jpg

Copyright © 2018. Todos os direitos reservados | Suita Sistemas.