Uruguaiana
Jornal de Hoje

Legislativo quer saber sobre implantação do Sisbi em Uruguaiana

08 Fevereiro 2019 15:10:00

Foto: Imprensa/CMU

O Poder Legislativo encaminhou um requerimento ao Executivo solicitando informações a respeito da implantação do Sistema Brasileiro de Inspeção de Produtos de Origem Animal (Sisbi-POA). Trata-se de um selo de qualidade de âmbito nacional, que permite a venda de produtos locais para todo o Brasil. O requerimento é do vereador Rafael Alves (MDB), direcionado à Secretaria de Desenvolvimento Econômico.

O Sisbi-POA padroniza os procedimentos de inspeção de produtos de origem animal, para garantir a procedência e a segurança alimentar, integrando o Sistema Unificado de atenção a Sanidade Agropecuária. "Há cinco meses fizemos visita sobre o assunto com os responsáveis e agora estamos buscando informações para acompanhar as tratativas. Temos produtores interessados e estimado aumento de receita para o município em torno de R$ 4 milhões, tendo em vista a experiência da cidade vizinha Alegrete", disse Alves.


SIM

No início do governo Ronnie Mello (PP) o município vinha trabalhando em ações de desburocratização e incentivo à agricultura familiar. Entre as ações desenvolvidas esteve a criação do Sistema de Inspeção Municipal (SIM) em Uruguaiana e deu início às ações para credenciamento no Sistema Unificado Estadual de Sanidade Agroindustrial Familiar, Artesanal e de Pequeno Porte (Susaf), o selo de qualidade em nível estadual, que permite aos produtores locais vender seus produtos fora do município, em território gaúcho.

Imagens

Jn-CIDADE-selo-M&M.jpg

Copyright © 2018. Todos os direitos reservados | Suita Sistemas.