Uruguaiana
Jornal de Hoje

Mateus Bandeira busca participação em debate

03 Outubro 2018 15:41:00

Gabriela Barcellos
Foto: Ramiro Furquim

O candidato do Partido Novo ao governo do Estado, Mateus Bandeira, poderá participar do debate entre os postulantes ao Piratini, na noite de hoje, na RBS TV.

A Lei 13 488/2017, que estabelece as regras da campanha, determina que as emissoras de rádio e TV são obrigadas a convidar para os debates os candidatos dos partidos que tiverem no mínimo 5 parlamentares no Congresso Nacional, entre deputados e senadores. Quanto aos demais candidatos, as emissoras têm autonomia para convidar ou não. Seguindo a postura da Rede Globo, sua afiliada, RBS TV não convidou o candidato do Novo, que foi criado em 2016 e disputa sua primeira eleição geral, portanto, não tem parlamentares no Congresso. No entanto, a Lei 9 504/97 (Lei das Eleições), no art. 46, §5º, garante que, se 2/3 dos demais candidatos aptos concordarem com a presença do candidato, ele poderá fazer parte do painel.

"O primeiro turno é o momento oportuno para comparação das propostas e avaliação da trajetória e do preparo de cada postulante. Um debate amplo fortalece o processo democrático e auxilia o eleitor. Eles deveriam servir para corrigir as regras dos programas eleitorais, que penalizam a possibilidade da mudança no quadro político", avalia Bandeira.

Até o fechamento desta edição, Jairo Jorge (PDT) e José Ivo Sartori (MDB) já haviam assinado a declaração de apoio para que Bandeira esteja no debate. Ele agora aguarda o posicionamento dos demais candidatos. O PT, de Miguel Rossetto, e o PSOL, de Roberto Robaina, ainda avaliavam decisão.

Imagens

Jn-CIDADE-selo-M&M.jpg

Copyright © 2018. Todos os direitos reservados | Suita Sistemas.