Uruguaiana
Jornal de Hoje

Projeto entre Prefeitura e RGE Sul busca revitalizar arborização no município

14 Abril 2018 11:31:00

Nilson

Nesta semana representantes da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Bem Estar Animal (Sema) realizaram uma reunião com os consultores da RGE Sul, que propuseram uma parceria para a implantação do projeto "Arborização Mais Segura" que poderá ser executado no município.

O consultor Ambiental e engenheiro ambiental, Fabrício Steffens, explicou que no projeto a Prefeitura não realiza qualquer investimento. "O município participa na liberação das áreas que serão realizadas a arborização", explicou.

Os principais objetivos do programa envolvem a obtenção de uma maior segurança à população, diminuindo o risco de quedas de árvores; melhoria de indicadores de fornecimento de energia; benefícios de arborização adequada (sombreamento, temperatura, retenção de umidade e paisagismo) e ações de Educação Ambiental nas escolas.

O consultor de negócios da RGE Sul, Cristiano Pires, salientou que a proposta visa ainda estabelecer e fortalecer parcerias com a Prefeitura no sentido de revitalizar a área urbana por meio da substituição de árvores de espécies de porte inadequado.

Segundo os dados da RGE Sul atualmente são gastos R$ 10 milhões para a realização de podas. "Com esse dinheiro e o estudo do projeto seria possível revitalizar inúmeras áreas do município", ressaltou Pires.

Uruguaiana é uma das dez cidades do Rio Grande do Sul com maiores riscos de interferência na rede elétrica.

O consultor Fabrício Steffens comenta que o projeto ainda está em fase de discussão. "Ele está estruturado para ser realizado em etapas. Já contamos com mais de 30 espécies de árvores e cada área de plantio terá uma espécie de árvore adequada ao local", observa.

A secretária de Meio Ambiente e Bem Estar Animal, Márcia Fumagalli comenta que o projeto é de grande importância para o município. "Para o plantio das árvores será necessário realizar uma grande conversa com lojistas e moradores", completa.

O prefeito Ronnie Mello também participou da reunião e salientou a importância da educação ambiental ser executada com mais frequência nas escolas. "O projeto é muito interessante e a comunidade deve estar ciente dos benefícios da manutenção do meio ambiente", finalizou.

Jn-CIDADE-selo-M&M.jpg

Copyright © 2018. Todos os direitos reservados | Suita Sistemas.