Uruguaiana
Jornal de Hoje

Atividade lembra o Dia Nacional do Livro

30 Outubro 2018 14:06:00

Durante os dias 23 e 24 de outubro, foi comemorada, a III Semana Nacional do Livro e da Biblioteca.

Francisco Leal
Foto: Ascom/PMU

Durante os dias 23 e 24 de outubro, foi comemorada, na Biblioteca do Instituto Federal Farroupilha (IFFar), Campus Avançado Uruguaiana, a III Semana Nacional do Livro e da Biblioteca.

Na ocasião, a convite da bibliotecária do Campus, Kauana Rodrigues Amaral, a coordenadora do Ponto de Leitura, localizado na Praça do Lápis, Márcia Gleise Barragan Goulart, ministrou uma Contação de História sobre os 172 anos da Emancipação de Uruguaiana aos alunos do Campus Avançado. Após a contação, os alunos fizeram uma narrativa, acompanhada de desenhos sobre "Minha Uruguaiana" e, em seguida, foi construído um varal literário que está exposto na biblioteca do campus.

O objetivo da ação foi levar conhecimento sobre a história do município de forma lúdica, bem como refletir e valorizar os símbolos que formam a cidade e que fazem parte do nosso cotidiano, mas que por muitas vezes passam despercebidos. A atividade atingiu aproximadamente 70 alunos.


Dia Nacional do Livro

No dia 29 de outubro é comemorado o Dia Nacional do Livro, uma homenagem à Biblioteca Nacional, fundada no Brasil em 1810 pela coroa portuguesa.

O movimento editorial começou no Brasil quando D. João VI fundou a Imprensa Régia, em 1808. O primeiro livro publicado no país foi "Marília de Dirceu", de Tomás Antônio Gonzaga. Porém, nesta época os livros passavam pela aprovação do Imperador antes de serem publicados, como forma de censura.

O Brasil só teve seu crescimento editorial a partir de 1925, com a fundação da Companhia Editora Nacional pelo escritor Monteiro Lobato.

Imagens

Jn-CIDADE-selo-M&M.jpg

Copyright © 2018. Todos os direitos reservados | Suita Sistemas.