Uruguaiana
Jornal de Hoje

Campanha da vacinação atrasa em uma semana

14 Abril 2018 11:27:00

Larissa Vargas

Inicia na segunda-feira, 23 de abril, a 20ª Campanha Nacional de Vacinação contra Influenza (gripe), e segue até o dia 1º de junho. A imunização, que começaria na próxima segunda-feira, 16/4, vai ser adiada em uma semana por conta do atraso da entrega das doses, de acordo com o Ministério da Saúde. O fim da campanha também foi adiado do dia 25 de maio para o dia 1º de junho, e o 'Dia D' ocorrerá no dia 12 de maio.

Os grupos de risco continuam os mesmos do ano passado. São eles: indivíduos com 60 aos ou mais; crianças de seis meses até quatro anos, 11 meses e 29 dias; gestantes; puérperas (até 45 dias após o parto, devem apresentar no ato da vacina a certidão de nascimento da criança); trabalhadores em saúde (devem apresentar documento que comprove esta condição); professores de escolas públicas e privadas (devem apresentar documento que comprove a categoria profissional professor); povos indígenas; grupos portadores de doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais (obrigatório apresentar prescrição médica contendo a patologia (doença) do paciente); adolescentes e jovens de 12 a 21 anos sob medidas socioeducativas; população privada de liberdade e funcionários do sistema prisional.

A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) salienta que a influenza (gripe) é uma infecção aguda que afeta o sistema respiratório, é de elevada transmissibilidade e distribuição global. A transmissão ocorre por meio das secreções das vias respiratórias da pessoa contaminada ao falar, tossir, espirrar ou pelas mãos.

De acordo com a SMS, o agendamento para vacinar em casa as pessoas que não possam locomover-se até uma das unidades de saúde do município, deve ser feito por meio do telefone 3411-7367 e/ou na unidade de saúde mais próxima da residência no período de 16/4 a 16/5.

A vacina será administrada em todas as unidades de saúde do município (ESF's) durante o horário normal de funcionamento: das 7h30 às 11h30 e das 13h30 às 17h30.

A sala de vacina central, localizada junto à Secretaria Municipal de Saúde na Av. Presidente Vargas, nº 2990, funcionará no seguinte horário: das 8h às 11h30 e das 13h às 17h.

No Dia D, 12 de maio, as unidades de saúde trabalharão das 8h às 11h30 e das 13h às 17h, incluindo a ESF da Barragem Sanchuri.

Provavelmente você recebeu um áudio pelo WhatsApp, sendo atribuído a um pneumologista de Uruguaiana. Confira parte da mensagem:

"Esse outono e inverno, nós vamos ter uma epidemia de gripe. Eu tenho um amigo que é infectologia da Unicamp, ele me garantiu que a gripe vai ser muito forte. O H3N2, uma nova mutação do vírus, que já começou a circular no inverno do ano passado, ele fez um estrago nos últimos meses nos Estados Unidos e na Europa [...]". No áudio, ainda é comentado que não haverá leito e ele encaminhou e-mail ao prefeito municipal.

O médico pneumologista citado desmentiu pelas redes sociais que ele é quem fala no áudio. Dias depois o áudio tomou tanta proporção, foi encaminhado a pessoas de todos os cantos do Brasil, que o Ministério da Saúde se manifestou. Confira:

"O Ministério da Saúde informa que não existe uma cepa "H2N3" de vírus da influenza no Brasil. Essa é uma informação inverídica que está circulando nas mídias sociais. Os vírus de influenza que atualmente circulam no Brasil são o influenza A/H1N1pdm09, A/H3N2 e influenza B. A vacina contra gripe, cuja campanha inicia no segunda quinzena de abril, protege contra estes tipos de três vírus".

Imagens

Jn-CIDADE-selo-M&M.jpg

Copyright © 2018. Todos os direitos reservados | Suita Sistemas.