Uruguaiana
Jornal de Hoje

GERAL

Campanha 'Novembro Azul' da Secretaria de Saúde inicia segunda-feira

05 Novembro 2018 14:29:00

A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) divulgou nesta semana a programação da campanha Novembro Azul,

Francisco Leal
Foto: Francisco Leal

A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) divulgou nesta semana a programação da campanha Novembro Azul, que busca conscientizar o público masculino a respeito de doenças, com ênfase na prevenção e no diagnóstico precoce do câncer de próstata.

De acordo com a coordenadora das Estratégias de Saúde da Família (ESF's), Márcia Arend, a campanha inicia oficialmente na próxima segunda-feira, 5/11, com coleta de dez exames laboratoriais diariamente, para homens a partir dos 50 anos. "Haverá também a realização de testes rápidos de sífilis, HIV e para as hepatites B e C, em todos as ESF's, a partir das 7h30", explicou. "Basta chegar em jejum de 12 horas, em qualquer ESF, preferencialmente na mais próxima de sua residência", completou.

No interior do município, a coleta acontecerá nas sextas-feiras. "Na Barragem Sanchuri, com coleta de 20 exames laboratoriais e também com a realização dos mesmos testes rápidos", comentou. "Podem vir em jejum de 12 horas às 7h30. Na Barragem serão realizados exames, para homens acima de 50 anos, inclusive homens de todas as localidades daquela região como São Marcos, João Arregui e demais áreas próximas", acrescentou.


Outubro Rosa

Nesta semana, a SMS também divulgou os resultados da campanha Outubro Rosa, realizada com intuito de prevenir e combater precocemente o câncer de mama e colo de útero.

Segundo a secretária Thais Aramburu, 3.020 exames preventivos (Papanicolau), foram realizados nas Estratégias de Saúde da Família e no posto central. "O trabalho de prevenção é constante, mas no Outubro Rosa, as mulheres estão mais focadas, voltadas à saúde. Todos os exames foram encaminhados para análise e os casos que necessitarem urgência serão priorizados", relatou a secretária.

As mulheres que não realizaram o exame preventivo durante a campanha devem procurar o posto de saúde do seu bairro ou agendarem atendimento no setor Saúde da Mulher, localizado na avenida Presidente Vargas, no posto central.

Dados alarmantes do Instituto Nacional do Câncer (INCA) estimam que mais de 5 mil mulheres morrem por ano em decorrência dessas doenças, o que totaliza uma morte a cada 90 minutos.

Considerado o terceiro tipo de câncer que mais atinge as mulheres no Brasil, o câncer de colo do útero é causado pela infecção persistente e não tratada adequadamente de alguns tipos de vírus, entre eles o HPV, mal que atinge 685,4 mil pessoas no Brasil. A doença atinge principalmente as mulheres antes dos 50 anos.

Imagens

Jn-CIDADE-selo-M&M.jpg

Copyright © 2018. Todos os direitos reservados | Suita Sistemas.