Uruguaiana
Jornal de Hoje

Clínica Renal realiza programação especial no Dia Mundial do Rim

14 Março 2019 16:22:00

Foto: Ascom/PMU

O Dia Mundial do Rim, comemorado sempre na segunda quinta-feira de março foi lembrado ontem, 14/3, pelo Hospital da Santa Casa de Caridade, junto à Clínica Renal Municipal. A equipe de profissionais que atende no setor informou aos visitantes sobre os fatores de risco e a prevenção da Doença Renal Crônica (DRC).

Uma programação especial foi desenvolvida também por alunos da Universidade Federal do Pampa (Unipampa), residentes da Saúde Coletiva que realizaram testes de saúde e divulgaram formas de prevenção à DRC.

Na recepção da Clínica Renal aconteceu uma cerimônia reunindo pacientes, acompanhantes, transplantados e visitantes. O médico Estevão Poetine relacionou a importância dos cuidados com a saúde, principalmente às direcionadas com a DRC. Conforme o especialista, no ano passado, 5.983 transplantes foram realizados no Brasil. No Rio Grande do Sul esse número chegou a 585. De Uruguaiana, oito pessoas foram transplantadas em 2018: quatro casos no Hospital das Clínicas e outros quatro no Hospital da Santa Casa de Porto Alegre. Atualmente, no município, 42 pacientes realizam sessões de hemodiálise. O serviço é mantido pelo Município que repassa mensalmente R$ 120 mil para o Hospital da Santa Casa de Caridade que realiza o serviço.

Imagens

Jn-CIDADE-selo-M&M.jpg

Copyright © 2018. Todos os direitos reservados | Suita Sistemas.