Uruguaiana
Jornal de Hoje

Comércio espera crescimento nas vendas na reta final para o Dia das Mães

10 Maio 2019 00:00:00

Foto: Larissa Vargas/JC

O Dia das Mães, celebrado no próximo dia 12/5, é a segunda data comemorativa mais importante para o comércio ao longo do ano, atrás apenas do Natal. Em Uruguaiana, o movimento deve aumentar nesta sexta-feira, 10/5, e sábado, 11/5, reta final de vendas.

O presidente do Sindicato do Comércio Varejista de Uruguaiana (Sindilojas), Read Barakat, em entrevista a nossa reportagem disse que a data é bem significativa e tem perspectiva de melhora, não como em outros anos, mas melhor que outros meses. "Essa semana é a que a gente tem uma perspectiva melhor, é uma data importante. A gente considera a segunda data mais importante, depois do Natal, mas o pessoal sempre deixar para comprar no final, na finaleira", comentou.

Barakat ainda citou o diferencial do comércio de Uruguaiana, que é a presença dos hermanos. "Isso dá um plus, mas agora com a moeda alta, estão vindo menos argentinos, mas temos a perspectiva que a população de Uruguaiana dê um plus nas vendas nessa semana", acrescentou. "Se igualarmos a meta do ano passado já é uma satisfação", completou.

De acordo com o presidente do Sindilojas a forma de pagamento que tem sido mais utilizada é no cartão de crédito.

Já a presidente da Câmara de Dirigentes Lojistas de Uruguaiana (CDL), Luciane Lopes, disse que o movimento está menor que no ano passado e que o comércio não vai bater a meta de vendas estipulada. "Estávamos esperando um aumento de 1,8%, mas ainda não atingiu. Está aquém do que vendemos no ano passado, e a nossa meta de aumento não vamos atingir", ponderou.

Luciane também atribuiu a pouca procura nas compras às condições climáticas, que têm sido desfavoráveis nos últimos dias. "A gente estava com a expectativa de parar esse tempo úmido e as pessoas saírem para a rua", acrescentou. De acordo com a presidente, a média de gasto tem sido entre R$ 120 a R$ 150 e as pessoas têm preferido o crediário na hora de escolher a forma de pagamento.

Origem da data

A comemoração mais antiga do Dias das Mães tem origem na Grécia antiga, onde a entrada da primavera era comemorada por Reia, a Mãe dos deuses. A tradição de homenagem às mães continuou com as festas em honra de Cibele, também chamada Magna Mater (Grande Mãe).

No Brasil, o primeiro Dia das Mães foi promovido pela Associação Cristã de Moços de Porto Alegre, no dia 12 de maio de 1918. Mas foi só em 1932 que o presidente Getúlio Vargas oficializou o segundo domingo de maio como Dia das Mães no país.

Em 1947, a data do Dia das Mães passou a ser incluída no calendário oficial da Igreja Católica no Brasil.


Jn-CIDADE-selo-M&M.jpg

Copyright © 2018. Todos os direitos reservados | Suita Sistemas.