Uruguaiana
Jornal de Hoje

Convênio para a realização de cirurgias de catarata é ampliado

09 Agosto 2018 13:28:00

Larissa
Foto: Ascom/PMU

A Prefeitura Municipal de Uruguaiana ampliou o convênio com o Hospital de Caridade Nossa Senhora Auxiliadora, de Rosário do Sul, para a realização de cirurgias de catarata. A assinatura do convênio ocorreu no sábado, 4/8, em cerimônia que comemorou os 20 anos de atuação da Clínica Visão, responsável pela realização das consultas e atendimentos. Na última segunda-feira, 6/8, em Uruguaiana, o prefeito Ronnie Mello ratificou o momento, assinando o referido contrato.

O acordo inicial previa a realização de 15 cirurgias por mês em pacientes uruguaianenses. Com a ampliação, será possível a realização de mais 30, totalizando 45 cirurgias mensais.

Segundo a secretária municipal de Saúde, Thais Aramburu, 650 pacientes aguardam a realização do procedimento. "Conseguimos em um curto espaço de tempo atender a cerca de três mil pacientes", ressaltou. Desde o ano passado são realizados mutirões oftalmológicos que identificam os problemas relacionados à visão dos pacientes uruguaianenses.

A catarata é a principal causadora de cegueira no país. O diagnóstico é feito por um médico oftalmologista, através do exame biomicroscopia. As consultas ou exames pré-operatórios são realizados no município, sem necessidade de deslocamento dos pacientes em até quase 500 quilômetros.

O prefeito Ronnie Mello disse que a ampliação nos atendimentos busca atender um número maior de pacientes, diminuindo, com isso, a espera de muitos uruguaianenses que buscam a solução para os seus problemas de visão. "Queremos diminuir cada vez mais essa fila de pacientes que aguardam atendimento", completou.

O novo convênio prevê um investimento por parte do município de cerca de R$ 50 mil por mês. Durante o ato de assinatura do convênio em Uruguaiana, participaram a secretária de Saúde, Thais Aramburu, e o secretário de Administração, Ricardo San Pedro.

Imagens

Jn-CIDADE-selo-M&M.jpg

Copyright © 2018. Todos os direitos reservados | Suita Sistemas.