Uruguaiana
Jornal de Hoje

Médico abandona plantão e enfermeira faz dois partos

11 Maio 2019 00:00:00

Foto: Ascom/Santa Casa

Médica plantonista da Santa Casa de Uruguaiana, na área de Obstetrícia/Ginecologia, relata em boletim de ocorrência registrado na Polícia Civil de Uruguaiana, que recebeu o plantão por volta das 8h do dia 7 de maio e foi informada pela enfermeira chefe que o médico plantonista Silas de Souza Melo, responsável pelo período noturno, sem motivos justificáveis, abandonou o turno no período às 20h do dia 6/5, retornando no dia seguinte, às 6h.

A ocorrência ainda informa que, ao retornar para o plantão, Silas apenas assinou alguns documentos, sem prestar qualquer atendimento às pacientes, se retirando do local. A enfermeira ainda teve que realizar dois partos sem o acompanhamento do médico, um dos quais apresentou complicações. Por fim, a médica comunicante relata que não é a primeira conduta inadequada à função praticada por Silas, e que foram objeto de representação administrativa à Comissão de Ética e Administração do hospital.

Procurado pela reportagem do CIDADE, o médico negou os fatos. "Ignoro isso. Nunca abandonei plantão. Sou o obstetra que mais dá horas de plantão. Abril foram 192 horas. Não vou perder tempo com conversas irreais e maldosas", comentou.

A administração da Santa Casa, por meio de assessoria de imprensa, assim se manifestou:

"O Hospital Santa Casa de Uruguaiana possui uma comissão de ética médica, e a conduta do médico será apurara por esta comissão. A partir da avaliação da mesma, serão tomadas as providências pertinentes.

Ainda que não questionados, ressaltamos que enfermeiras obstétricas possuem qualificação técnica e amparo legal para realização de partos normais. Tal procedimento é comum. Inclusive, o Hospital Santa Casa está com processo seletivo aberto para contratação de novos profissionais com está especialização".


Jn-CIDADE-selo-M&M.jpg

Copyright © 2018. Todos os direitos reservados | Suita Sistemas.