Uruguaiana
Jornal de Hoje

Material começa a ser entregue para moradores que não estão ligados na rede de esgoto

03 Outubro 2018 13:24:00

Larissa

Um panfleto com informações sobre os prazos de isenção na tarifa de esgoto está sendo entregue nas seis mil casas que precisam fazer a ligação no sistema. "Primeiro o morador será informado, depois ele receberá uma notificação onde iremos coletar a assinatura", explica Aline Rampelotto, coordenadora comercial da BRK Ambiental em Uruguaiana. A conexão na rede de esgoto é um dever legal de cada cidadão, conforme previsto na Lei 11.445/2007.


Quem receberá o aviso?

Somente os moradores que tem rede de esgoto disponível na rua, mas não estão conectados.

Eles terão um prazo para fazer a ligação na rede de esgoto e deverão informar a empresa assim que fizeram a conexão.

Ao ser comunicada, a BRK irá realizar uma vistoria na casa e fornecer o período de carência para o pagamento da tarifa de esgoto.

Caso o morador não faça a ligação dentro do prazo informado, ele passará a pagar automaticamente a Tarifa de Disponibilidade pela Rede de Esgoto - que é diferente do que a tarifa de esgoto. A medida foi regulamentada em julho deste ano pela AGERGS (Agência Reguladora Agência Estadual de Regulação dos Serviços Públicos Delegados do Rio Grande do Sul).


Prazos e carência

Quem receber a notificação da BRK Ambiental e realizar a conexão do imóvel na rede de esgoto em até 60 dias após o recebimento do aviso, só começará a pagar a tarifa de esgoto após cinco meses.

Quem receber a notificação e realizar a conexão dentro do prazo de 60 a 90 dias após o recebimento do aviso, começa a pagar a tarifa após três meses.

Caso haja questão técnica no imóvel que dificulte a realização da conexão, o morador deve solicitar a Concessionária a prorrogação do prazo e poderá fazer a conexão em até 150 dias do recebimento do aviso, desde que comprovado o impedimento através de vistoria realizada pela empresa.

A partir desse prazo, caso ele ainda não tenha se conectado e informado à concessionária, a cobrança da TARIFA DE DISPONIBILIDADE começa a ser realizada automaticamente.

A tarifa pela disponibilidade do serviço é diferente da tarifa de esgoto. Por isso a campanha oferece prazos para que todos façam sua ligação e passem a pagar a tarifa de esgoto, que é mais em conta do que a tarifa de disponibilidade da rede de esgoto.

Orientações técnicas devem ser obtidas direto no atendimento comercial, na Flores da Cunha, 1516, de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, sem fechar ao meio-dia. Já a informação da Conexão ou solicitação de vistoria podem ser feitas também através do 0800-771-0001.

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