Uruguaiana
Jornal de Hoje

Parque Eólico deve ser instalado em Uruguaiana em 2020

20 Março 2019 10:28:00

Uruguaiana deverá receber a construção do Complexo Eólico Imbaá. A meta, conforme o projeto, é buscar o licenciamento para instalação em 2020. A operação deve ocorrer a partir de 2022.

Foto: Ascom/PMU

Uruguaiana deverá receber a construção do Complexo Eólico Imbaá. A meta, conforme o projeto, é buscar o licenciamento para instalação em 2020. A operação, caso tudo corra dentro do previsto, deve ocorrer a partir de 2022. Serão 103 aerogeradores, de quatro megawatt cada um, com investimento estimado em R$ 2 bilhões. O capital a ser investido deverá ser totalmente internacional. O complexo ficará localizado na localidade do Imbaá, a 15 quilômetros do centro de Uruguaiana.

O diretor executivo da Epcor Energia, empresa responsável pelo projeto, Nilo Quaresma Neto, esteve em visita ao Município nesta semana. Em encontro com o prefeito Ronnie Mello, expôs em detalhes a forma como está sendo desenvolvido o projeto. A Epcor trabalha em parceria com a Noroeste Energia.

Quaresma explicou que ainda resta alcançar detalhes como a liberação das licenças necessárias para a instalação dos aerogeradores. "Nesta fase, concluímos os estudos ambientais para obtenção da Licença Prévia da Fundação Estadual de Proteção ao Meio Ambiente (Fepam)", explcou.

Uma vez instalado, a potência do Complexo será de 412 Megawatts, em 10 mil hectares. Energia suficiente para atender a demanda de uma população equivalente a duas vezes do município de Uruguaiana.


A escolha

Uruguaiana foi escolhida pela empresa devido ao potencial eólico e aspectos logísticos, além de sediar uma subestação de energia elétrica, para onde poderá ser direcionada a energia renovável produzida pelo sistema.

A cidade, assim como a região da fronteira oeste, é considerada como sendo o segundo melhor ponto no Rio Grande do Sul para a exploração de energia eólica.

Conforme Nilo Quaresma Neto, uma vez instalado o complexo eólico, o Município passa a ser uma excelente vitrine para investimentos de indústrias, a partir da geração de energia que passará a ter.

Imagens

Jn-CIDADE-selo-M&M.jpg

Copyright © 2018. Todos os direitos reservados | Suita Sistemas.