Uruguaiana
Jornal de Hoje

Patrulha Rural dá suporte a 160 pequenos agricultores em Uruguaiana

02 Agosto 2018 13:23:00

Larissa

Um trabalho desenvolvido pela Patrulha Rural da Secretaria de Desenvolvimento Econômico (Semude) com os pequenos produtores do município vem gerando bons resultados. Na terça-feira, 31/7, mais um reforço para essa atividade foi apresentado ao prefeito Ronnie Mello. Um trator cedido pelo Estado começou a atender aos agricultores cadastrados pela Semude, no apoio à preparação do solo para plantio de hortifrutigranjeiros.

Um exemplo do avanço obtido pelo setor nos últimos anos vem da localidade do Imbaá. Na pequena propriedade do agricultor João Baioco, há alguns anos, era apenas uma estufa que lhe dava suporte para a produção de hortaliças e hortifrutigranjeiros. Hoje, com o apoio da Semude, são sete estufas que abastecem diversos estabelecimentos no município. "Toda a produção é negociada em Uruguaiana, proporcionando bons resultados aos pequenos empreendedores rurais", ressaltou o secretário Pedro Braccini.

O trabalho da Patrulha Rural abrange as localidades do Imbaá, Chácara do Sol, Nova Esperança, Itapitocaí e Cerrito. "São pequenos produtores que tem seus estabelecimentos situados próximos à zona urbana da cidade e que são atendidos por esse serviço", explica Braccini.


Cadastro

Após a apresentação de documentos pessoais e da propriedade, o produtor é cadastrado e passa a fazer parte do grupo de agricultores beneficiados com atendimento da Patrulha Rural. Um técnico da Emater dá o suporte para seja realizada a análise e comprovada a situação cadastral de cada um dos produtores. Conforme a Diretoria de Agricultura da Semude, hoje são cerca de 160 agricultores cadastrados como ativos junto ao órgão e que recebem o atendimento da Patrulha Rural, principalmente no trabalho de preparo do solo auxiliando aos pequenos produtores no plantio de hortifrutigranjeiros.

O prefeito Ronnie Mello disse que o trabalho vem crescendo com o apoio direto realizado pela Semude, por meio do suporte técnico destinado aos agricultores. "É sempre bom visitar uma propriedade rural que começou pequena e através do trabalho de seus proprietários com a atuação do Município vem crescendo de forma exponencial", comentou.

O período de grande utilização de todo o equipamento que compõe a Patrulha Rural compreende os meses de agosto a novembro, no chamado plantio de verão. O contato com a Diretoria de Agricultura da Semude pode ser feito pelo telefone 3413-8753, com o servidor Thiago Davila.

Imagens

Jn-CIDADE-selo-M&M.jpg

Copyright © 2018. Todos os direitos reservados | Suita Sistemas.