URUGUAIANA JN PREVISÃO

Pela primeira vez, Oncologia da Santa Casa terá urologista pelo SUS

Foto: Ascom/Santa Casa

O Hospital Santa Casa de Uruguaiana passou a contar com um novo profissional no serviço de Oncologia. O médico urologista Tiago Wobido foi contratado para o serviço e realizará consultas ambulatoriais, exames de diagnóstico, como biopsias, cirurgias e acompanhamento, em casos de câncer do trato urinário.

Formado pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) em 2007, Wobido tem residência em cirurgia geral (2012), e residência em urologia (2016) também pela UFSM. Atualmente ele possui consultório em São Borja, atuando também em Itaqui, e trabalhará em Uruguaiana, incialmente três vezes por semana.

Desde sua criação, esta é a primeira vez que serviço de Oncologia da Santa Casa possui um médico urologista contratado para atender aos pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS). Até então, o paciente era enviado para fora, para as cidades de Rosário do Sul ou São Gabriel, via Secretaria Municipal de Saúde, ou encaminhado ao serviço particular, com os custos pagos pelo hospital. Entre avaliação e diagnóstico, o custo médio girava em torno de R$ 600. Em caso de cirurgia, o procedimento era realizado também fora do município, por meio do Sistema Estadual de Gestão de Vagas, levando em média três meses para marcação de avaliação.

Atualmente o serviço conta com uma demanda de cerca de 80 avaliações, entre consultas ambulatoriais e biopsias. Com a chegada de Wobido, a expectativa é de que em menos de 60 dias a demanda seja sanada.

A expectativa do médico é de realizar, inicialmente, 30 atendimentos por mês. "Os tipos de câncer do trato urinário são muito comuns e este é um serviço que estava em débito. Com minha vinda, o serviço passa a ser ofertado aqui e trabalharemos para fazer a diferença, para trazer mais saúde para as pessoas", disse ele, que espera ampliar o atendimento em curto período de tempo.

Wobido também destaca a importância do serviço, e do diagnostico no início e tratamento adequado. "Por exemplo, o câncer mais comum após os 50 anos é o de Próstata. Mas com o tratamento efetivo e no tempo certo, a maior parte dos casos são curados", exemplifica. E faz um alerta. São muito comuns também os o câncer na bexiga, para o qual o principal fator de risco é o cigarro, uma vez que as toxinas são eliminadas pela urina. Especialmente os fumantes devem estar atentos e, se perceberem sangue na urina, devem procurar um urologista.


Imagens

Sobre nós:

Credibilidade na informação regional e a força de um dos precursores da informação em Uruguaiana. Você também está convidado para fazer parte dessa história.

Telefone: (55) 3402-2782
Endereço: R. Duque de Caxias, 2247 - Centro, Uruguaiana - RS, 97500-181