Uruguaiana
Jornal de Hoje

Reunião com a Secretaria Estadual de Saúde

Recontratualização da Santa Casa com o Estado deve ser assinada neste mês

07 Fevereiro 2019 17:20:00

Além disso, foi anunciado que os atendimentos ambulatoriais de trauma e gastroenterologia serão retomados semana que vem

Foto: Ascom/PMU

Foram realizadas ontem, 7/2, na Secretaria Estadual de Saúde (SES), em Porto Alegre, reuniões envolvendo representações dos municípios da 10ª Coordenadoria Regional de Saúde (CRS), além de seus coordenadores, e do Hospital da Santa Casa de Caridade de Uruguaiana. 

O primeiro encontro, pela manhã, contou com a participação do prefeito Ronnie Mello; do deputado estadual Frederico Antunes e da gestora administrativa da Santa Casa de Uruguaiana, Thaís Aramburu, com a secretária estadual da saúde, Arita Bergmann e sua assessoria, além da equipe técnica do Departamento de Assistência Hospitalar e Ambulatorial (DAHA). Na reunião foi repassada a informação de que o hospital manterá os atendimentos de alta complexidade de Neurologia/Neurocirurgia e Oncologia. Na média complexidade serão retomados os atendimentos ambulatoriais de especialidades de traumatologia e gastroenterologia, com início das atividades marcado para a próxima semana. Nessas duas especialidades, o Município é referência microrregional. E na especialidade de neurologia para os municípios da região de saúde.

A segunda parte da reunião contou com a participação apenas dos secretários de Saúde dos municípios com os quais o Hospital da Santa Casa de Uruguaiana é referência. Nas duas reuniões o Conselho das Secretarias Municipais de Saúde do Rio Grande do Sul (Cosems/RS) esteve presente.

Novamente a gestora administrativa do hospital, Thaís Aramburu, explanou quais seriam os serviços mantidos na nova contratualização e a Secretaria de Saúde do Estado se comprometeu em definir a referência para a área da cardiologia. A secretária Arita Bergmann defendeu o interesse pela conciliação e pela manutenção do atendimento à região.
Sobre a contratualização, todo o processo foi revisado em conjunto entre os técnicos do hospital e Secretaria Estadual. Foram solicitados ajustes, que serão enviados novamente para a Santa Casa até a próxima segunda-feira para a validação e posterior encaminhamento das considerações do hospital. "Depois serão dados os trâmites (o processo ainda passa por outras áreas técnicas do Estado) para futura assinatura do contrato", ressaltou a gestora administrativa da Santa Casa, Thaís Aramburu. Na sua avaliação, a reunião foi positiva, pois a SES/RS compreende as dificuldades financeiras enfrentadas pela instituição e que hoje existe um plano de reestruturação. "Então, há toda uma intenção de auxílio para que o processo de reorganização realmente ocorra", garantiu. A meta é estar com o novo contrato assinado ainda durante o mês de fevereiro.

Para o prefeito Ronnie Mello, após um prazo de mais de quatro anos de decepções e frustrações com relação à última assinatura da recontratualização, o que vem sendo construído com o Estado na atualidade, além de ser o que pode ser cumprido, é o que pode trazer avanços na saúde através dos serviços prestados pelo hospital. "Do último contrato, pouco se cumpriu ou se conseguiu alcançar de metas e objetivos, portanto agora queremos gerar benefícios para o município e região", avaliou o Prefeito.

Jn-CIDADE-selo-M&M.jpg

Copyright © 2018. Todos os direitos reservados | Suita Sistemas.