Uruguaiana
Jornal de Hoje

Secretaria Municipal de Saúde divulga programação do Outubro Rosa

03 Outubro 2018 13:24:00

A Secretaria Saúde (SMS) divulgou a programação do Outubro Rosa - mês dedicado a prevenção do câncer de mama.

Larissa

A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) divulgou a programação do Outubro Rosa - mês dedicado a prevenção do câncer de mama.

Em Uruguaiana, algumas Estratégias de Saúde da Família (ESF) abrirão em horário estendido, até às 20h, em dias específicos, para a realização da mamografia e também do exame preventivo do câncer de colo uterino, o Papanicolau. Além disso, todos os postos abrirão no sábado, 20/10, dia D, das 8h às 11h30 e das 13h30 às 17h.


Confira a relação dos postos e dias da semana:(((TABELA)))

Os exames devem ser agendados durante a semana na ESF do seu bairro, e se houver vaga quem chegar na hora também será atendida.

A enfermeira coordenadora das ESF's, Márcia Arend, falou sobre a importância da campanha. "Não é para ser só no Outubro Rosa, o exame preventivo e a mamografia são feitos durante todo ano. A gente solicita que as mulheres venham durante todo o ano. Essa campanha é só para despertar aquelas que ainda não fizeram, terem consciência da importância de fazer esses exames", ressaltou.


Câncer de Mama

De acordo com o Instituto Nacional do Câncer José Alencar Gomes da Silva (Inca), o câncer de mama é o tipo mais comum entre as mulheres no mundo e no Brasil, depois do de pele não melanoma, respondendo por cerca de 28% dos casos novos a cada ano. O câncer de mama também acomete homens, porém é raro, representando apenas 1% do total de casos da doença. Relativamente raro antes dos 35 anos, acima desta idade sua incidência cresce progressivamente, especialmente após os 50 anos. De acordo com o Instituto, a estimativa é que em 2018 haja 59.700 novos casos.

Imagens

Jn-CIDADE-selo-M&M.jpg

Copyright © 2018. Todos os direitos reservados | Suita Sistemas.