Uruguaiana
Jornal de Hoje

Semiur prepara cemitério para receber visitantes no feriado

31 Outubro 2018 13:29:00

Francisco Leal
Foto: Frederico Pellegrini

Na próxima sexta-feira, 2/11, é Dia de Finados, dia de homenagear e lembrar dos que já se foram. Há mais de uma semana a Secretaria de Infraestrutura Urbana e Rural (Semiur) vem preparando o local com limpeza, corte de grama, pintura, para receber os familiares e amigos que irão prestar homenagens a entes queridos.

Uma das dificuldades, segundo o secretário Frederico Pellegrini é a chuva, o que faz com que o mato cresça muito rápido. "Até patrolamento fizemos em uma rua dos fundos", comentou.

De acordo com o diretor do Cemitério Senhora Sant'Ana, Sergio Marengone, cerca de 25 mil pessoas devem visitar o local no dia 2. O cemitério fica aberto das 8h às 18h30. De acordo com Marengone, nos dias que se aproximam da data, o local já vem registrando um grande número de visitantes.


Origem da data

Desde o século XI, os papas Silvestre II, João XVIII e Leão IX já recomendavam os cristãos a dedicarem um dia por ano a rezarem por quem já havia falecido e que não era lembrado. A partir do século XII, o Dia de Finados é celebrado pela Igreja Católica em 2 de novembro.

No entanto, desde o século I os cristãos têm o costume de rezar por seus mortos. Neste período, as pessoas iam às catacumbas e túmulos para rezar pelos que morreram sem martírio, com esperança de terem suas almas salvas.

A partir do século IV, a Igreja começou a incluir em suas celebrações a "Memória dos Mortos" - um momento de orações dedicadas a todos os que já faleceram.

O Dia de Finados é celebrado no dia 2 de novembro porque no dia 1º de novembro é comemorado o Dia de Todos os Santos - data que celebra todos os que morreram em estado de graça, mas que não tiveram a oportunidade de serem canonizados ou que não são lembrados em orações por ninguém.

Imagens

Jn-CIDADE-selo-M&M.jpg

Copyright © 2018. Todos os direitos reservados | Suita Sistemas.