Uruguaiana
Jornal de Hoje

Uruguaiana é referência na implantação do programa Criança Feliz

10 Agosto 2018 13:48:00

O programa é uma proposta do governo federal e incentiva as famílias a cuidarem melhor das suas crianças

Larissa
Foto: Arthur Rilo PMU

Encontro com a consultora do Ministério do Desenvolvimento Social (Unesco/MDS), Vaena Martins, na última quarta-feira, 8/8, serviu para que fosse realizada uma ampla análise do desenvolvimento no município do Programa Criança Feliz. O programa é uma proposta do governo federal e incentiva as famílias a cuidarem melhor das suas crianças. Assistentes sociais da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social e Habitação (Sedesh), orientam famílias sobre amamentação e nutrição infantil. "Tudo isso é importante para garantir que essas crianças tenham um crescimento mais adequado, fazendo com que o desenvolvimento infantil seja de melhor qualidade", explicou Vaena Martins durante reunião realizada com gestores do programa em nível municipal. Na análise da técnica do MDS Uruguaiana é destaque no desenvolvimento do programa.

A cidade tem uma meta de atendimento de 200 usuários, sendo que 183 já estão cadastrados no Sistema do Programa Criança Feliz (PCF), que foi implantado em um dos territórios do Centro de Referência de Assistência Social (Cras), onde os usuários são atendidos por meio de visitas domiciliares para acompanhamentos e encaminhamentos.

O público prioritário é formado por gestantes e crianças na faixa etária de zero aos três anos, beneficiários do programa Bolsa Família (PBF) e crianças de zero aos seis anos integrantes do Benefício de Prestação Continuada (BPC) que não estão frequentando a escola. O Cras Bela Vista vem realizando atividades intersetoriais junto à comunidade, articulando ações das políticas de Assistência Social, Saúde e Educação para a busca ativa das famílias que estão distantes dos equipamentos da Assistência Social, contando com o deslocamento do CAD Móvel para inserção destas no cadastro único, contando também com o apoio das ESF´s dos territórios e a carreta da Secretaria Municipal de Saúde.

Vaena manifestou satisfação com os resultados do município e a forma como os gestores e suas equipes envolvidas interagem no processo de implantação do programa e propôs que Uruguaiana elabore um "relatório de experiências" a partir das situações registradas, para integrar o Protocolo Nacional, que está sendo elaborado pela equipe de consultores do MDS.

"Esse documento servirá de apoio aos municípios que tem dificuldade na implantação e através das experiências positivas e resultados alcançados pelo município de Uruguaiana poderá servir de modelo para auxiliar a introdução das atividades em outras regiões", ressaltou.

Uruguaiana, com equipe completa do PCF, terá condições de expandir suas metas e triplicar os atendimentos a gestantes e a primeira infância. A contratação de mais três supervisoras encontra-se na Câmara Municipal para aprovação e estará em pauta essa semana.

Além da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social e Habitação, integram o programa, profissionais ligados à Secretaria Municipal de Saúde e Educação.

Imagens

Jn-CIDADE-selo-M&M.jpg

Copyright © 2018. Todos os direitos reservados | Suita Sistemas.