URUGUAIANA JN PREVISÃO

Catástrofe

SSP investiga golpes e disseminação de fake news sobre enchentes

Gizmodo/divulgação imagem ilustrativa - fireção ilustrativa - A Polícia Civil já está com investigações em curso

A Secretaria de Segurança Pública está mobilizada no esclarecimento de disseminações de fake news relacionadas às enchentes no Rio Grande do Sul. Segundo o órgão, a Polícia Civil já está com investigações em curso, identificando quem busca lucrar com a situação. 

Notícias veiculadas como exigência de habilitação para conduzir barco e jetski, corpos boiando em Canoas, disseminação de pix falso em nome do governo do Estado, são exemplos de desinformação que estão sendo apuradas.  

O Ministério Público também atua no combate a esse tipo de crime. O Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado do Ministério Público do Rio Grande do Sul, por meio da promotora de Justiça Maristela Schneider, ajuizou no domingo, 5/5, ação cautelar para que duas empresas de mídia social impeçam ou removam perfis fakes que pedem dinheiro para atingidos por enchentes no Estado. Nos últimos dias, várias contas falsas foram identificadas pela instituição cometendo este crime. Também consta na ação aplicação de multa diária de R$ 100 mil em caso de descumprimento após notificação.  

“O Rio Grande do Sul passa pela maior tragédia climática de sua história, com mortos, desaparecidos e milhares de desabrigados, além de danos em vários municípios. Infelizmente, nos deparamos com perfis fakes que usam a mesma identidade visual das páginas e perfis do governo gaúcho, mas com PIX direcionados a contas particulares”, disse a promotora Maristela Schneider destaca que o. 


Trânsito para São Marcos é interrompido por questões de segurança Anterior

Trânsito para São Marcos é interrompido por questões de segurança

Polícia Civil realiza segunda fase da Operação Varredura Próximo

Polícia Civil realiza segunda fase da Operação Varredura

Deixe seu comentário